Clara Moreira: "Representar Portugal é o meu objetivo"

Futebol Fem. - Sub-23

A defesa central está apostada em chegar longe ao representar a Seleção de Portugal. A adaptação está a ser rápida garante.

A Seleção Nacional Feminina B prosseguiu esta sexta-feira com os trabalhos de preparação que arrancaram no último domingo (17 de outubro), em Melgaço, e que culmina na próxima segunda-feira (25 de outubro), com o jogo de preparação diante da sua congénere de Espanha – uma partida agendada para o Complexo Desportivo de Melgaço, pelas 11h00.

Ao fim de seis dias de trabalho, Clara Moreira já se vai sentindo integrada, depois de duas chamadas nos meses de junho e setembro.

"À medida que os treinos decorrem, sinto-me melhor no seio desta equipa. Eu estou muito orgulhosa de ter vindo a ser ser acompanhada e de ter sido chamada. A cada treino, tento dar o melhor de mim mesmo em prol da equipa."

A defesa central de 20 anos nascida em Aix-les-Bains (filha de pai português, de Arcozelo e mãe francesa)  representou o Lyon nas sub-19, e atua no FF Yzeure Allier Auvergne, da segunda divisão, explicouum pouco do seu percurso e o que a fez escolher Portugal, depois de ter sido chamada às seleções de diversos escalões das seleções gaulesas.

"Comecei a jogar futebol com seis anos e até aos 16 joguei com rapazes. Após 10 anos a jogar com rapazes entrei na equipa de esperanças do Olympique Lyonnais, participando no campeonato de Sub-19. Fui sendo chamada às várias seleções de França, desde as sub-16 até aos sub-20 e fui mesmo capitã de equipa em vários jogos. Estive na pré-época do Lyon e em alguns treinos durante da época, mas minha decisão recaiu por continuar a estudar e por representar a equipa de Futebol Feminino do Yzeure Allier Auvergne da segunda divisão. Quando surgiu o convite para representar Portugal, acedi prontamente ao pedido. Fiquei imediatamente interessada na ideia de jogar por Portugal.  Os meus instintos guiaram-me para esta escolha. Todo o meu trabalho é agora dedicado a este objetivo de representar Portugal. A cultura do futebol é muito interessante em Portugal e eu estou a evoluir muito com um estilo de jogo muito diferente daquele que praticava pela França. Estou muito feliz e espero que possa ser chamada mais vezes. Trabalho todos os dias para isso."



A barreira da língua é um obstáculo que Clara Moreira quer ver ultrapassado rapidamente.

"Estou a tentar adaptar-me rapidamente à língua. Aproveito cada momento para o fazer. Essa questão da língua e adaptação ao futebol português é algo que estou a tentar fazer o mais rapidamente possível. Jà vou percebendo o que me pedem e está cada mais fácil expressar-me em campo. Penso que essa é uma daptação natural, pois esforço-me muito para conversar cada vez mais com as minhas companheiras de Seleção."

Eis lista das convocadas:
Amora FC:
 Ana Rita Oliveira e Nicole Nunes;
FC Famalicão: Daniela Silva e Mariana Campino;
FF Yzeure Allier Auvergne: Clara Moreira e Lea Cassagne;
GPSO 92 ISSY: Morgane Martins:
Le Havre AC: Kelsey Araújo;
SC Braga: Ana Rute e Inês Maia;
SCU Torreense: Angeline Costa, Raquel Ferreira e Tânia Rodrigues;
SL Benfica: Ana Seiça e Beatriz Cameirão;
Sporting CP: Ana Teles, Bruna Costa, Carolina Beckert, Carolina Jóia, Joana Martins e Mariana Rosa;
Valadares Gaia: Rita Dias.

Programa da Seleção:
23.10.2021 | sábado
11h00: treino no Centro de Estágios de Melgaço

24.10.2021 | domingo
11h00: treino no Centro de Estágios de Melgaço

25.10.2021 | segunda-feira
11h00: jogo Portugal - Espanha (Complexo Desportivo de Melgaço)
Após o jogo: regresso aos Clubes


;

Notícias