Triunfar com qualidade

Futsal Fem. - Seleção A

A Equipa das Quinas venceu a Polónia e deu um passo muito importante na Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa.

VEJA AS MELHORES IMAGENS DA PARTIDA

A Seleção Nacional futsal feminino triunfou, esta quinta-feira, diante da Polónia, por 7-2, naquele que foi o segundo jogo da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2022.

Depois da vitória no primeiro encontro sobre a Eslovénia, por 6-0, e da vitória das polacas frente à Croácia, a Equipa das Quinas sabia perfeitamente da importância deste jogo, tendo entrado decidida em não deixar que houvesse dúvidas quanto ao vencedor da partida.

Cátia Morgado (6’) colocou a formação orientada por Luís Conceição a vencer e Ana Pires (12’) e Carla Vanessa (12’), no mesmo minuto, deram uma vantagem mais confortável no marcador.

O minuto 12 contou com três golos, havendo ainda tempo para Wiktoria Novak reduzir. Contudo, Portugal não deu espaço à Polónia para se galvanizar com o golo marcado, tendo continuado a controlar as incidências da partida e traduzindo essa mesma supremacia em golos. Ainda antes do intervalo, Ana Pires (17’) colocou as portuguesas a vencerem por 4-1.

No segundo tempo, a Polónia entrou mais agressiva e chegou às cinco faltas em poucos minutos, condicionando a sua atuação na segunda metade. Entretanto, por essa altura, já Inês Fernandes (23’) tinha concretizado o quinto golo da equipa portuguesa.

O melhor golo da tarde estava reservado para quatro minutos mais tarde, quando Carla Vanessa disparou fortíssimo numa reposição rápida de bola, sem hipóteses de defesa para a guarda-redes.

Portugal não tirava o pé do acelerador e Sara Ferreira (32’) fazia o sétimo e último golo da Equipa das Quinas, que ainda sofreu por Magdalena Knysak (35’).

Este foi o segundo jogo das comandadas de Luís Conceição, que fecham a sua participação na Fase de Apuramento no próximo sábado, ao defrontarem a Croácia (15h30), num jogo que terá transmissão em direto do Canal 11.

Ana Pires em discurso direto:

"O importante é o objetivo final da equipa. Individualmente está-me a correr bem, mas principal objetivo vai ser sempre o mesmo da equipa. O coletivo está acima de tudo, não importa quem marca.

Estávamos focadas e bem preparadas para este jogo. Tentámos dar o nosso melhor e saímos daqui com o objetivo cumprido: a vitória. 

[Sobre a recente estreia oficial] Antes do primeiro jogo, havia aquela ansiedade normal, mas a equipa ajuda imenso. Estamos todas bem preparadas para estar aqui e isso refletiu-se imenso nos dois jogos que tivemos. É para isso que estamos aqui, para ganhar."

Luís Conceição em discurso direto:

"Estamos cá para ganhar os três jogos. Este jogo era muito importante, porque era o segundo, porque a Polónia tinha vencido ontem a Croácia, portanto este encontro era de extrema importância para nós garantirmos os seis pontos, eliminarmos praticamente a Polónia, dependermos só de nós e, assim, amanhã ganharmos outra vez, que é o que nós queremos. Isso foi o mais importante.

As características das duas equipas [Polónia e Croácia] são semelhantes. A Polónia talvez com mais qualidade individual do que a Croácia, mas são equipas muito competitivas, que discutem muito os lances, provocam muitos duelos individuais, em que temos que pôr a bola a andar, não podemos deixar pressionar e o próximo jogo vai ser muito isso. Vamos ter muita bola, vamos jogar muito em ataque organizado, vamos ter muita iniciativa do jogo e depois é aproveitarmos as situações de golo, que vão ser muitas e temos que as aproveitar para podermos fazer golos. O menos bom do jogo de hoje foi termos sofrido os dois golos, não o queríamos, mas faz parte do encontro. Tem que se dar mérito também ao adversário.

Inicialmente, do scouting que tínhamos feito, a Croácia seria o adversário, à partida e jogando em casa, mais difícil. No entanto, perdendo ontem [quarta-feira] com a Polónia, deixou-nos aqui um bocadinho com a surpresa no ar. A Polónia ganhou de forma tranquila à Croácia, mas cada jogo é um jogo e sábado será um jogo com características semelhantes como referi, temos que ganhar". 

FICHA DE JOGO

Mladost Sports Hall
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa - Grupo 2

Árbitros: Florentina Kallaba (Kosovo) e Ivo Tsenov (Bulgária)
3.º árbitro: Yevhen Hordiienko (Ucrânia)
Cronometrista: Dino Kramar (Croácia)

POLÓNIA 2-7 PORTUGAL (1-4 ao intervalo)

Polónia (cinco inicial): Dominika Dewicka, Paula Fronczak, Patrycja Sutkowska, Justyna Maziarz e Klaudia Kubaszek.
Suplentes: Wioleta Myjak, Katarzyna Wlodarczyk, Wiktoria Novak, Magdalena Knysak - Cap., Julia Szostak e Sandra Bukowska.
Treinador: Wojciech Weiss
Golos: Wiktoria Novak (12') e Magdalena Knysak (35')
Disciplina: nada a assinalar

Portugal (cinco inicial): Ana Catarina, Inês Fernandes, Ana Azevedo - Cap., Janice Silva e Sara Ferreira.
Suplentes: Odete Rocha, Ana Pires, Carla Vanessa, Fifó, Cátia Morgado, Pisko e Lídia Moreira.
Treinador: Luís Conceição
Golos: Cátia Morgado (6'), Ana Pires (12' e 17'), Carla Vanessa (12' e 27'), Inês Fernandes (23') e Sara Ferreira (32')
Disciplina: nada a assinalar

 

Eis a lista de convocadas:
ASD Citta di Falconara: Fifó e Janice Silva;
FC Vermoim: Ana Azevedo;
GCR Nun'Álvares: Ana Pires, Carla Vanessa, Cátia Morgado, Odete Rocha e Pisko;
Novasemente GD: Lídia Moreira;
SL Benfica: Ana Catarina; Inês Fernandes e Sara Ferreira;

Programa da Seleção*:

22 de outubro de 2021 | sexta-feira
16h30: treino no Mladost Sports Hall;

23 de outubro de 2021 | sábado
16h30: jogo Croácia x Portugal 

24 de outubro de 2021 | domingo
06h20: saída de Zagreb;
07h55: chegada a Frankfurt;
09h10: saída de Frankfurt;
11h15: chegada a Lisboa

(*Em Karlovac é mais uma hora do que em Portugal continental.)


;

Notícias