Marisa Gomes: "Têm de amadurecer rápido"

Futebol Fem. - Sub-17

Treinadora Nacional elogia capacidade de resposta das sub-17 no penúltimo estágio antes da qualificação para o Euro-2022

A Seleção Nacional sub-17 terminou esta terça-feira, em Quiaios, Figueira da Foz, o penúltimo estágio de preparação antes da 1ª Ronda de Qualificação para o Euro-2022, onde Portugal enfentará as congéneres da Alemanha, da Finlândia e da anfitriã Bósnia-Herzgovina. 

Em declarações aos fpf.pt, a Treinadora Nacional Marisa Gomes fez um balanço do estágio e deixou alguns alertas às suas jogadoras: "Foram bons dias de trabalho no sentido em que tivemos mais tempo de treino - sem jogos internacionais, como no último estágio - e pudemos enraizar mais os nossos conceitos e ideia de jogo.Todavia, também não posso deixar de dizer que ainda não chegámos ao nível competitivo que vai ser exigido na qualificação", explicou.

"Antes de chegarmos onde queremos, também temos de analisar todo o processo pelo qual passámos: esta é uma geração que esteve quase dois anos parada por causa da pandemia e que não teve qualquer experiência no escalão sub-16. Foram obrigadas a queimar etapas. E nesta idade já têm de complementar o trabalho no clube, com o trabalho na seleção e com o trabalho na escola. Têm de amadurecer rápido e falta-nos tempo para lhes dar. Daqui a 15 dias já vão estar a competir contra grandes potências", completa Marisa Gomes.

O trabalho em Quiaios deixou, no entanto, bons sinais para o futuro: "Num grupo já estabilizado e que só terá alterações pontuais na convocatória final, as jogadoras deram uma ótima resposta. No próximo estágio também vão jogar contra uma equipa sénior da Lig BPI que lhes colocará dificuldades do mesmo tipo que terão no novo formato da qualificação para o Euro 2022. Essa alteração no modelo ditou que tenhamos adversárias fortíssimas, e por isso vamos tentar replicar essas condições. Quando chegarem à competição já vão saber ultrapassar este tipo de obstáculos", terminou.        


;
;
20 de Outubro 2021
Foto

FPF/Arquivo

Notícias