Francisco Neto: "Temos de atuar ao mais alto nível"

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional alerta para a qualidade da Sérvia. Jogo está marcado para esta quinta-feira, às 18h00, no Estádio do Bonfim.

A Seleção Nacional Feminina A defronta esta quinta-feira, pelas 18h00, a sua congénere da Sérvia, num jogo que terá lugar no Estádio do Bonfim, e contará para o apuramento do Mundial de 2023. Na antevisão desta partida, Francisco Neto alertou para o valor do adversário e disse que Portugal terá de estar ao seu melhor nível para vencer.

“A Sérvia é uma equipa muito competitiva. Contra a Alemanha, fez uma primeira parte muito boa. Tem muitas jogadoras em ligas muito competitivas, atletas com muita experiência internacional, que vale pelo seu todo, é tecnicamente evoluída e gosta de jogar. Isso obriga a que tenhamos de estar muito concentrados e atuar ao mais alto nível. Caso contrário, será muito difícil para nós”, afirmou o Selelcionador Nacional, admitindo que um triunfo luso serria um passo importante na corrida ao Campeonato do Mundo.

“Temos que continuar a fazer o que fizemos na segunda parte contra a Turquia e o que fizemos frente a Israel. Temos de estar sempre muito focados, concentrados, pois não podemos desperdiçar oportunidades. Somos uma equipa que não permite muitas ocasiões de golo, mas temos de concretizar mais as que criamos”, considerou o responsável técnico da Equipa das Quinas.

Ainda sobre o embate desta quinta-feira, o Selecionador Nacional fez notar que Portugal “não pode desperdiçar mais pontos”, depois de ter empatado na Turquia (1-1), e frisa que será um dos jogos mais difíceis do apuramento, a julgar pelo crescimento que o futebol feminino sérvio tem evidenciado.

“Há muitos jogos pela frente, mas é um adversário que temos de respeitar, até porque a Sérvia tem crescido muito e é uma equipa de que vamos ouvir falar muito no futuro. O nível que têm apresentado denota um crescimento grande”, explicou.

A ambição de alcançar a fase final do Mundial, que será organizado por Austrália e Nova Zelândia, no verão de 2023, está presente no pensamento da armada lusa e Francisco Neto não tem dúvidas em apontar o caminho para lá chegar: “Para estar no Mundial, temos de repetir o que fizemos no último campeonato da Europa: ser competentes, ganhar os nossos pontos e ser altamente competitivos em todos os jogos”.

"A nossa casa tem de ser a nossa fortaleza"
Sobre o facto de Portugal jogar pela primeira vez em casa, o Treinador reconheceu que as internacionais portuguesas galvanizam-se com o apoio do público: “Felizmente, temos novamente os adeptos nas bancadas e a nossa casa tem que ser a nossa fortaleza. Temos de ser muito fortes e não desperdiçar pontos em casa. As nossas jogadoras gostam de sentir o apoio do público e sentimos que cada vez há mais pessoas a acompanharem o futebol feminino, por isso não tenho dúvidas de que haverá muita gente a apoiar-nos. Isso será fundamental para que tenhamos uma força extra”.

Portugal-Sérvia em direto no Canal 11
A Equipa das Quinas ocupa o segundo lugar no Grupo H, com quatro pontos conquistados em dois jogos, contra seis da líder Alemanha, que venceu os seus dois primeiros embates. Em apenas um jogo realizado, a Turquia somou um ponto, enquanto as seleções de Sérvia, Israel e Bulgária estão a zero.

Recorde-se que as comandadas de Francisco Neto empataram por 1-1 na Turquia (16 de setembro) e golearam por 4-0 em Israel (19), enquanto as sérvias foram goleadas por 5-1 na Alemanha (dia 21).

O encontro entre Portugal e Sérvia está agendado para esta quinta-feira, pelas 18h00, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, e passará em direto no Canal 11.

Em busca da primeira participação no Mundial
A Seleção Nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na sua última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

As seleções europeias têm direito a 11 lugares diretos no Mundial de 2023, a disputar na Nova Zelândia e na Austrália no verão de 2023, com nove a saírem dos vencedores dos grupos de apuramento, e mais duas encontradas através de 'play-offs'.

Recorde a lista de convocadas de Francisco Neto:
Famalicão: Rute Costa
Ferroviária: Suzane Pires
Kansas City: Jéssica Silva
Levante UD: Tatiana Pinto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton, Patrícia Morais e Carolina Mendes 
Servette FC: Inês Pereira
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth, Catarina Amado e Lúcia Alves
Sporting CP: Ana Borges, Diana Silva, Fátima Pinto, Joana Marchão, Andreia Jacinto e Alicia Correia

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa da Seleção Nacional**:

21.10.2021 | quinta-feira
18h00 Jogo Portugal-Sérvia, Estádio do Bonfim (Setúbal)

22.10.2021 | sexta-feira
11h00 Treino na CdF 

23.10.2021 | sábado
11h00 Treino na CdF 

24.10.2021 | domingo
11h05 Viagem para Sófia, Bulgária (escala em Istambul)
20h35 Chegada a Sófia, Bulgária

25.10.2021 | segunda-feira
18h00 Treino Oficial no Estádio Lokomotiv Plovdiv

26.10.2021 | terça-feira
16h00 - Jogo Bulgária- Portugal, no Estádio Lokomotiv Plovdiv

27.10.2021 | quarta-feira
06h55 Regresso a Portugal
11h15 Chegada a Portgual

**As horas mencionadas são as locais. Programa sujeito a alterações, a comunicar em fpf.pt.

 


;

Notícias