Entrada com o pé direito

Futsal Fem. - Seleção A

A Equipa das Quinas estreou-se na Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa com um triunfo diante da Eslovénia, por 6-0.

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS DA PARTIDA.

A Seleção Nacional de futsal feminino iniciou, esta quarta-feira, a caminhada na Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2022 com uma vitória diante da Eslovénia, por 6-0.

O resultado comprova o domínio português, num jogo em que a Equipa das Quinas ficou apenas a dever golos a si mesma, pois um certo desacerto na finalização e uma boa exibição da guarda-redes contrária impediram que a estreia portuguesa na Fase de Apuramento terminasse com números mais volumosos.

Indo ao filme do jogo, Portugal entrou, desde cedo, a querer tomar conta das incidências da partida, controlando a posse de bola e gerindo o ritmo de jogo conforme a sua vontade. Os primeiros golos surgiram ainda nos primeiros dez minutos, com duas finalizações de grande qualidade, por parte de Sara Ferreira (6’) e Inês Fernandes (7’).

No resto da primeira parte, as comandadas de Luís Conceição geriram o esforço, sempre com a mira na baliza adversária, onde duas bolas nos postes e uma boa exibição da guardiã eslovena levaram a que o resultado não se alterasse.

No segundo tempo, o domínio português manteve-se e o marcador tornou-se mais volumoso de forma natural. Ana Pires (29’) fez o terceiro e dois minutos depois Pisko colocou o resultado em 4-0.

A quatro minutos do final, um belo remate de Sara Ferreira fez com que Portugal chegasse à mão cheia de golos e Cátia Morgado (39’) fechou o resultado em 6-0.

A Eslovénia teve as suas oportunidades mas jamais ameaçou a vitória portuguesa que inicia, assim, da melhor forma, a Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa.

Recorde-se que a Equipa das Quinas defronta ainda a Polónia (21 de outubro, 15h00) e a Croácia (23 de outubro, 15h30) nesta Fase de Apuramento. Apenas o vencedor do grupo fica apurado para o Campeonato da Europa, que se disputa no próximo mês de março.

Sara Ferreira em discurso direto:

"O que importa não são os golos marcados, mas sim a vitória da equipa. Este jogo já passou e já estamos focadas no de amanhã. Ainda não ganhámos nada. Faltam dois jogos e são eles que agora têm toda a nossa atenção.

"A Eslovénia foi uma equipa complicada, sobretudo nos contactos físicos. Estávamos preparadas para isso, elas são uma equipa muito forte fisicamente, mas conseguimos dar a volta e isso foi o mais importante. Agora é recuperar porque amanhã há mais. 

Sabe sempre bem fazer golos, mas o mais importante é a equipa ganhar e ganharmos os três pontos."

Luís Conceição em discurso direto:

"Sabíamos que era um adversário que teoricamente era o menos cotado aqui do grupo, mas que nos ia complicar as nossas tarefas porque têm muita vontade. Foram pressionando, condicionando-nos e nós íamos criando oportunidades, mas nos últimos 10/12 metros estávamos com dificuldade em decidir com critério, senão tínhamos feito mais golos e o resultado podia ter sido mais volumoso. Neste tipo de provas a três jogos, ganharmos o primeiro jogo é sempre importante porque cria sempre um pouco de ansiedade numa fase inicial. Vencemos, fizemos as coisas com qualidade, amanhã vamos definir melhor nos últimos dez metros, no último passe, na finalização, vamos melhorar com certeza. Vamos fazer um bom jogo e conquistar mais três pontos.

[Sobre a estreia oficial de Ana Pires a marcar] A Ana é uma miúda que tem vindo a crescer muito ao longo dos últimos dois anos e que tem demonstrado muita qualidade. Ela entrou neste espaço há pouco tempo, veio para ficar se manter este foco e esta qualidade vai-nos ajudar muito no futuro. Ela ainda é uma atleta jovem e hoje esteve bem. Nós reconhecemos-lhe qualidade, a decidir bem, a parar nos sítios certos, a pensar bem o jogo, que é uma característica dela e hoje fê-lo bem, também. Depois dá-nos igualmente mais uma solução de pé esquerdo, que é sempre importante também para nós, termos várias soluções com o pé esquerdo. Mas quero dar os parabéns a toda a equipa porque têm tido um bom comportamento, têm estado focadas e com os objetivos bem definidos naquilo que querem. Amanhã é para ganharmos e somarmos mais três pontos."

FICHA DE JOGO

Mladost Sports Hall
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa - Grupo 2

Árbitros: Ivo Tsenov (Bulgária) e Péter Zimonyi (Hungria)
3.º árbitro: Florentina Kallaba (Kosovo)
Cronometrista: Dino Kramar (Croácia)

PORTUGAL 6-0 ESLOVÉNIA (2-0 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Ana Catarina, Ana Pires, Cátia Morgado, Ana Azevedo - Cap. e Janice Silva.
Suplentes:  Odete Rocha, Lídia Moreira, Pisko, Inês Fernandes, Fifó, Sara Ferreira e Carla Vanessa
Treinador: Luís Conceição
Golos: Sara Ferreira (6' e 36'), Inês Fernandes (7'), Ana Pires (29'), Pisko (31') e Cátia Morgado (39')
Disciplina: nada a assinalar.

Eslovénia (cinco inicial): Valentina Tus - Cap., Anja Lozar, Anja Zvokelj, Sergeja Kos e Ermenc Ines. 
Suplentes: Barbara Lah, Rebeka Snofl, Ana Bucik, , Ines Krajnc, Aneja Lorbek, Klementina Mavhar e Laura Skvorc.
Treinador: Dejan Kramberger
Golos: nada a assinalar.
Disciplina: nada a assinalar.

 

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Eis a lista de convocadas:
ASD Citta di Falconara: Fifó e Janice Silva;
FC Vermoim: Ana Azevedo;
GCR Nun'Álvares: Ana Pires, Carla Vanessa, Cátia Morgado, Odete Rocha e Pisko;
Novasemente GD: Lídia Moreira;
SL Benfica: Ana Catarina; Inês Fernandes e Sara Ferreira;

Programa da Seleção*:

21 de outubro de 2021 | quinta-feira
16h00: jogo Polónia x Portugal 

22 de outubro de 2021 | sexta-feira
16h30: treino no Mladost Sports Hall;

23 de outubro de 2021 | sábado
16h30: jogo Croácia x Portugal 

24 de outubro de 2021 | domingo
06h20: saída de Zagreb;
07h55: chegada a Frankfurt;
09h10: saída de Frankfurt;
11h15: chegada a Lisboa

(*Em Karlovac é mais uma hora do que em Portugal continental.)


;
;
20 de Outubro 2021
Redigido por

Tiago Sardo

Notícias