Angeline Costa: "estou aqui para ajudar a equipa"

Futebol Fem. - Sub-23

A centrocampista espera poder cumprir um sonho com a sua primeira internacionalização, mas garante que o foco está no coletivo e como pode ajudar a equipa-

A Seleção Nacional Feminina B cumpriu esta terça-feira o seu quarto dia de trabalhos no âmbito do estágio de preparação que se realiza em Melgaço e que termina na próxima segunda-feira com a partida de preparação diante da sua congénere de Espanha.

A Equipa das Quinas joga na quarta-feira, pelas 16h00, diante do Famalicão uma partida de treino que servirá para a equipa orientada por Carlos Sacadura continuar a evoluir.

Em declarações ao fpf,pt, Angeline Costa explicou como está a viver esta experiência, enquanto aguarda a sua primeira internacionalização

“Já tinha sido chamada à Seleção sub-23 há três temporadas. É sempre um grande orgulho ser chamada à Seleção! Sinto-me muito bem neste espaço de Seleção. Ao início era mais difícil, pois falava pouco português. Agora falo muito melhor e sinto-me muito mais integrada. Todas as jogadoras são muito simpáticas. Agora já sou eu que faço a ligação entre a minha colega que veio de França e as outras jogadoras da equipa. Estou a gostar muito desta experiência. Eu e, claro, toda minha família que sente um grande orgulho por esta chamada… dizem para eu disfrutar e não pensar muito no peso que isso tem e esperar pelo que acontece. É um grande orgulho para toda a minha família e eu trabalho sempre para corresponder. Ainda não joguei pela Seleção e estou a aguardar esse momento. É um sonho que aguardo com expetativa. Vou continuar a treinar e jogar como sempre, com grande aplicação todos os dias. Estou aqui para ajudar a equipa, para dar o meu melhor pelo grupo. Esse é o meu grande objetivo.”

A centrocampista de 22 anos nasceu em Montauban (França), mas as suas ligações a Portugal são muito fortes. O pai nasceu em Vilaverde (distrito de Braga) e a mãe em Amarante e tem muita família a viver no país.

“Toda a minha família é portuguesa e vinha sempre a Portugal de férias. Tenho uma relação particular com Portugal. É um país que sempre me disse muito e que é o meu.”

A jogadora lusa, passou por vários clubes gauleses e pelo Twente (dos Países Baixos, na temporada de 2017/18) antes de rumar na temporada de 2020/21 ao SCU Torrense. Estas experiências deram-lhe uma experiência diferente, considera a jogadora.

“Foram experiências que me ajudaram a crescer. Consegui ter o meu primeiro contrato profissional quando fui jogar para os Países Baixos.  Quando regressei a França também já foi com contrato profissional. Esses foram os meus primeiros passos como profissional. Porque vim para Portugal? Quando vim pela primeira à Seleção, gostei muito do ambiente e do estilo de jogo. Pensei desde logo que podia ser o melhor para mim. e para o meu desenvolvimento enquanto jogadora Gosto muito das características da jogadora portuguesa. Estava a jogar na segunda divisão francesa, que estava parada por causa da pandemia e surgiu a proposta do Torrense…”

O futebol surgiu na sua vida muito cedo, conforme explicou.

“A minha família sempre gostou muito de futebol. O meu pai jogou e quando o meu irmão jogava futebol eu assistia aos jogos com a bola sempre nos pés. Um dia, um treinador disse-me para eu jogar um pouco e eu estava sempre com a bola colada ao pé. Foi uma experiência que gostei e ficou a paixão. Era muito nova. Talvez tivesse aí uns quatro anos.”

É no meio campo que Angeline Costa se sente bem. Quer seja a recuperar bolas, quer a distribuir jogo.

“Jogo como médio defensiva. Posso definir-me como uma jogadora que gosta de correr para a equipa. Penso que tenho qualidade a analisar o jogo – a distribuir, a ligar o jogo. Sou u,a jogadora combativa, que gosta das disputas de bola. Recuperar. Julgo que posso ajudar ao nível físico, na disputa da bola… Também posso ajudar no jogo aéreo. Apesar de não ser alta, compenso com a agressividade. Com bola gosto de gerir, o jogo, temporizar, acelerar… aquilo que o jogo estiver a pedir. Penso que é dessa forma que posso ajudar a equipa – nas posições seis e oito”


Eis lista das convocadas:

Amora FC: Ana Rita Oliveira e Nicole Nunes;
FC Famalicão: Daniela Silva e Mariana Campino;
FF Yzeure Allier Auvergne: Clara Moreira e Lea Cassagne;
GPSO 92 ISSY: Morgane Martins:
Le Havre AC: Kelsey Araújo;
SC Braga: Ana Rute e Inês Maia;
SCU Torreense: Angeline Costa, Raquel Ferreira e Tânia Rodrigues;
SL Benfica: Ana Seiça e Beatriz Cameirão;
Sporting CP: Ana Teles, Bruna Costa, Carolina Beckert, Carolina Jóia, Joana Martins e Mariana Rosa;
Valadares Gaia: Rita Dias.

Programa da Seleção:
20.10.2021 | quarta-feira
16h00: jogo-treino com o FC Famalicão (Campo de treinos do FC Famalicão)

21.10.2021 | quinta-feira 
11h00: treino no Centro de Estágios de Melgaço

22.10.2021 | sexta-feira
11h00: treino no Centro de Estágios de Melgaço

23.10.2021 | sábado
11h00: treino no Centro de Estágios de Melgaço

24.10.2021 | domingo
11h00: treino no Centro de Estágios de Melgaço

25.10.2021 | segunda-feira
11h00: jogo Portugal - Espanha (Complexo Desportivo de Melgaço)
Após o jogo: regresso aos Clubes


;

Notícias