Rep. Checa vence ao cair do pano

Futebol Fem. - Sub-19

A Equipa das Quinas esteve em vantagem mas acabou por perder, por 1-2, no seu primeiro jogo da Ronda 1 da fase de qualificação para o Euro-2022.

A Seleção Nacional Feminina Sub-19 iniciou esta terça-feira, no Estádio Algarve, a qualificação para o Campeonato da Europa de 2022.

A Equipa das Quinas teve pela frente a República Checa, país que vai ser anfritrião da competição, e foi derrotado por 1-2, depois do empate a zero no final dos primeiros 45 minutos.

Apesar do nulo ao intervalo, foi Portugal quem dispôs das melhores oportunidades, com a guardiã checa a evitar o golo por mais do que uma vez. Do outro lado, Catarina Potra também teve a sua oportunidade para brilhar, mas a coesão defensiva e as ajudas, quando necessário, não permitiram que as checas criassem grande perigo, com excepção de dois lances perto do minuto 25.

A segunda parte começou com a República Checa por cima, mas Portugal já estava a voltar ao domínio do encontro quando Margarida Caniço abriu o ativo com um 'chapéu', após passe de Joana Prazeres.

O jogo era controlado pela Equipa das Quinas, mas, contra a corrente do jogo, foram as checas a marcar, por Sabina Strizová. Portugal partiu à procura de nova vantagem e teve duas bolas à barra no mesmo lance, primeiro, por Filipa Bandeira e, depois, por Maria Alagoa.

'Quem não marca, sofre'. O chavão aplicou-se e Sabina Strizová bisou no encontro já no minuto 90, fazendo com que Portugal saísse do Estádio Algarve sem pontuar.

Portugal volta a entrar em campo na próxima sexta-feira diante de Espanha, no Estádio Municipal de Albufeira, pelas 16h00.

 

José Paisana em discurso direto
"Quero dar os parabéns às jogadoras, porque fomos uma seleção comprometida, dedicada e empenhada. Queríamos ser competitivos e fomos uma seleção competitiva.Tivemos dificuldades em jogar contra este padrão de jogo. Já sabíamos que o adversário ia jogar com a bola batida sempre na frente, a partir o jogo, o que nos cria dificuldades. Soubemos contrariar isso em muitos momentos, ter bola com qualidade e ter oportunidades de golo, que podiam ter resolvido o jogo a nosso favor".

"O futebol, também se percebeu aqui hoje, é um bocadinho injusto. Apesar de o adversário ter tido uma ou outra oportunidade na fase final, em que estávamos a arriscar mais, este resultado é completamente injusto. A República Checa fez o [primeiro] golo um pouco contra a corrente do jogo, tivemos oportunidade de ‘matar’ o jogo e não o conseguimos. Portanto, acabamos por não ter sucesso neste jogo".

"A equipa está unida, a equipa está junta. Este foi o primeiro jogo, em que não tivemos sucesso embora o merecêssemos, mas a equipa vai até ao fim. Vamos recuperar e fazer tudo para chegar aos dois próximos jogos [contra Espanha e Eslováquia] em condições de discutir a passagem à segunda ronda da fase de apuramento".

Espanha vence em Albufeira
No outro jogo do Grupo 6, a Espanha derrotou a Eslováquia por 3-0 com os golos a serem apontados por Fiamma (26'), Silvia Lloris (36') e Ainhoa Delgado (90+1'). Assim, Espanha e República Checa estão na liderança com três pontos, enquanto Portugal e Eslováquia seguem sem pontuar.

Ficha de Jogo
Jogo de qualificação Campeonato da Europa
Grupo 6 da Liga A, 1.ª jornada
Estádio Algarve

Árbitra: Usova Kateryna (Ucrânia)
Árbitras assistentes: Vdovina Oleksandra (Ucrânia) e Arit Vanessa (Alemanha)
Quarta Árbitra: Wacker Karoline (Alemanha)

PORTUGAL 1-2 REPÚBLICA CHECA (0-0 ao intervalo)

PORTUGAL: Catarina Potra, Maria Miller, Joana Prazeres, Matilde Silva, Ana Assucena, Leonor Alves, Joana Caiado - Cap. (Filipa Bandeira, 73'), Nelly Rodrigues, Maria Alagoa, Margarida Caniço e Beatriz Nogueira (Maria Leonor Freitas, 87')
Suplentes não utilizadas: Íris Esgueirão, Joana Silva, Inês Oliveira, Ana Cruz, Cláudia Mendinhas e Marta Salvador
Treinador: José Paisana
Golo: Margarida Caniço (60')
Disciplina: Nada a assinalar

REPÚBLICA CHECA: Tereza Fuchsová, Dominika Huvarová, Lucie Jelínková - Cap., Tereza Kubícková (Denisa Jonásová, 57'), Andrea Kochanová, Radka Lindáková (Tereza Cerná, 73'), Andrea Holá (Aneta Tomanová, 90+1'), Sárka Pouvová, Nikola Prazienková, Kim Thanhová (Andrea Svíbková, 73') e Sabina Strizová
Suplentes não utilizadas: Bára Beránková, Terezie Ohlidalová, Natálie Trcková, Klára Duchácková, Jaroslava Paviliková 
Treinador: Jan Navrátil
Golos: Sabina Strizová (73' e 90')
Disciplina: cartão amarelo a Dominika Huvarová (58') e Lucie Jelínková (77).


;
;
19 de Outubro 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias