Seleção A Feminina

Unidas na ambição

Futebol Fem. - Seleção A

Ana Borges e Fátima Pinto olham com confiança para o jogo com a Sérvia, o terceiro de Portugal na caminhada rumo ao Mundial.

É já nesta quinta-feira, pelas 18h00, que a Equipa das Quinas vai encontrar a Sérvia, naquele que será o seu terceiro jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023.

Na antevisão do encontro, as jogadoras Ana Borges e Fátima Pinto alertaram para a qualidade do adversário, mas não se coibíram de apostar na vitória de Portugal.

Ana Borges: "Em casa temos de mandar nós"

"A Sérvia é uma equipa muito forte, com grande potencial, e jogadoras a atuar em clubes muito bons. Mesmo assim, só temos de pensar em nós. Se fizermos o nosso trabalho, faremos um bom jogo e um bom resultado”, começou por referir Ana Borges, uma das capitãs da Seleção Nacional.

Frisando que “todos os jogos são importantes” e que ganhar à Sérvia pode significar pouco se noutras partidas Portugal perder pontos, a jogadora de 31 anos do Sporting CP não teve dúvidas em afirmar que a armada lusa é superior à formação sérvia.

“De nada nos serve ganharmos à Sérvia e depois perdermos pontos com equipas mais acessíveis. Todos os pontos no final vão contar e é isso que nos vai permitir estar no Mundial. Só dependemos de nós e sabemos que somos melhores do que elas”.

Prestes a completar 133 internacionalizações com a principal camisola de Portugal, Ana Borges aplaude o talento das caras novas às ordens de Francisco Neto. “A jogadora portuguesa tem muita qualidade e termos mais opções é uma vantagem. As jogadoras que chegaram têm trazido mais valor ao grupo e isso é bom para o futuro da seleção”, considerou.

Para quinta-feira, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, a jogadora expressou o desejo de ver as bancadas cheias e admitiu que isso pode ser determinante para o resultado final: "Os adeptos são sempre importantes e é nos períodos que podemos estar mais sufocadas que eles nos dão uma força maior. É uma mais valia contar com o apoio deles, pois em casa temos de mandar nós”.

Fátima Pinto: "Temos de ganhar à Sérvia"

Para Fátima Pinto, “a Sérvia é uma equipa muito aguerrida, que defende bem e ataca de forma organizada". "É um adversário difícil, tem muitas jogadoras nos campeonatos nórdicos e sabemos as dificuldades que vamos encontrar. Mas, só pensamos em conquistar os três pontos”, acrescentou a centrocampista do Sporting CP, que vestiu a camisola da Seleção A em 58 ocasiões.

Questionada sobre a abundância de jogadoras do Sporting CP e do SL Benfica na convcatória lusa, Fátima Pinto defendeu que isso é uma vantagem, tendo em conta que as jogadoras têm poucos dias para trabalhar em conjunto. 

“Conhecermo-nos melhor pode ajudar. Quando aqui chegamos, estamos todas para o mesmo. O sucesso aqui é ir ao Mundial e, para isso, temos de ganhar à Sérvia. É isso que queremos”, explicou. 

Fátima Pinto revelou, ainda, que a Seleção Nacional só pensa numa inédita presença num Mundial: “A partir do momento em que entramos numa qualificação, é nesse objetivo que pensamos. É isso que queremos e é para isso que trabalhamos. É um objetivo difícil, mas o único caminho que nos resta é trabalhar mais e cada vez melhor”.

Treino no palco do jogo

As comandadas de Francisco Neto realizaram, esta terça-feira, um treino de adaptação ao relvado do Estádio do Bonfim, o palco que vai acolher o embate frente à Sérvia. Francisco Neto contou com a disponibilidade das 23 jogadoras convocadas. 

Para quarta-feira, está agendado novo apronto, no relvado número um da Cidade do Futebol.

 Portugal-Sérvia em direto no Canal 11

A Equipa das Quinas ocupa o segundo lugar no Grupo H, com quatro pontos conquistados em dois jogos, contra seis da líder Alemanha, que venceu os seus dois primeiros embates. Em apenas um jogo realizado, a Turquia somou um ponto, enquanto as seleções de Sérvia, Israel e Bulgária estão a zero.

Recorde-se que as comandadas de Francisco Neto empataram por 1-1 na Turquia (16 de setembro) e golearam por 4-0 em Israel (19), enquanto as sérvias foram goleadas por 5-1 na Alemanha (dia 21).

O encontro entre Portugal e Sérvia está agendado para esta quinta-feira, pelas 18h00, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, e passará em direto no Canal 11.

Em busca da primeira participação no Mundial

A Seleção Nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na sua última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

As seleções europeias têm direito a 11 lugares diretos no Mundial de 2023, a disputar na Nova Zelândia e na Austrália no verão de 2023, com nove a saírem dos vencedores dos grupos de apuramento, e mais duas encontradas através de 'play-offs'.

Recorde a lista de convocadas de Francisco Neto:
Famalicão: Rute Costa
Ferroviária: Suzane Pires
Kansas City: Jéssica Silva
Levante UD: Tatiana Pinto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton, Patrícia Morais e Carolina Mendes 
Servette FC: Inês Pereira
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth, Catarina Amado e Lúcia Alves
Sporting CP: Ana Borges, Diana Silva, Fátima Pinto, Joana Marchão, Andreia Jacinto e Alicia Correia

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa da Seleção Nacional**:

20.10.2021 | quarta-feira
10h30 Treino na CdF

21.10.2021 | quinta-feira
18h00 Jogo Portugal-Sérvia, Estádio do Bonfim (Setúbal)

22.10.2021 | sexta-feira
11h00 Treino na CdF 

23.10.2021 | sábado
11h00 Treino na CdF 

24.10.2021 | domingo
11h05 Viagem para Sófia, Bulgária (escala em Istambul)
20h35 Chegada a Sófia, Bulgária

25.10.2021 | segunda-feira
18h00 Treino Oficial no Estádio Lokomotiv Plovdiv

26.10.2021 | terça-feira
16h00 - Jogo Bulgária- Portugal, no Estádio Lokomotiv Plovdiv

27.10.2021 | quarta-feira
06h55 Regresso a Portugal
11h15 Chegada a Portgual

**As horas mencionadas são as locais. Programa sujeito a alterações, a comunicar em fpf.pt.

 

 


;
;
19 de Outubro 2021
Foto

FPF/Hernâni Pereira

Notícias