Seleção Sub-19 Feminina

José Paisana: "Vamos defrontar equipas difíceis"

Futebol Fem. - Sub-19

Equipa das Quinas estreia-se contra a República Checa na Ronda 1 do apuramento para o Euro sub-19

O Treinador Nacional, José Paisana, fez a antevisão do que será esta Ronda 1 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa. Portugal estreia-se na competição, contra a República Checa, esta terça-feira, às 16h00, no Estádio do Algarve.

Numa competição em que terá de enfrentar República Checa, Espanha e Eslováquia, José Paisana começou por analisar o grupo: "A equipa tem vindo a crescer. Com o aproximar da competição, a ansiedade também tem vindo a crescer, o que é natural, porque não competimos faz dois anos. Este vai ser o primeiro jogo oficial, após a pandemia. Cabe-nos a nós reduzir um pouco esta ansiedade, reduzindo a incerteza em relação ao adversário, que é fundamental, e também relativamente a outros factores envolventes da competição. Entendemos que as jogadoras se prepararam e vão ser competitivas, tal como nós desejamos e esse é o grande objetivo - tornar a equipa competitiva. Vamos defrontar equipas difíceis. O sorteio ditou um grupo difícil, mas esta Liga A tem as 28 melhores equipas da Europa, e entendemos que os trabalhos chegaram ao fim e que estamos preparados para este primeiro jogo", disse.

O Treinador Nacional quer começar com uma vitória, mas não espera qualquer facilidade na primeira fase: "O nosso objetivo é ganhar, mas não podemos deixar de olhar para os nossos adversários, que nos vão criar dificuldades. A República Checa é uma equipa competitiva, agressiva e muito no limiar do perfil físico, o que nos pode causar algumas dificuldades. Além disso, a República Checa não tem nada a perder, porque já está qualificada por ser a anfitriã e só está a competir para não estar parada. Todos estes factores condicionam também o nosso rendimento. Volto a dizer que é o nosso primeiro jogo oficial em cerca de dois anos, mas vamos entrar em campo com o objetivo de passar esta fase e de ser competitivos", finalizou.

Recorde-se que as comandadas de José Paisana foram integradas no grupo 6 da Liga A.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Eis a lista de convocadas:
Clube de Albergaria: Íris Esgueirão e Leonor Alves;
CS Marítimo: Joana Silva;
FC Famalicão: Ana Cruz, Joana Prazeres e Maria Miller;
Florida State University: Maria Alagoa;
GD Estoril Praia: Filipa Bandeira;
Paris SG: Nelly Rodrigues;
SC Braga: Maria Leonor;
SF Damaiense: Ana Assucena;
SL Benfica: Beatriz Nogueira, Maria Negrão, Marta Salvador e Matilde Silva;
Sporting CP: Catarina Potra, Joana Caiado, Margarida Caniço;
USC Upstate: Cláudia Mendinhas;
Varzim SC - CSBA: Inês Oliveira

Programa de trabalhos:

19 de outubro de 2021 | 3.ª feira
16h00: jogo Portugal x República Checa (Estádio Algarve)

20 de outubro de 2021 | 4.ª feira
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

21 de outubro de 2021 | 5.ª feira
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

22 de outubro de 2021 | 6.ª feira
16h00: jogo Espanha x Portugal (Estádio Municipal de Albufeira)

23 de outubro de 2021 | sábado
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

24 de outubro de 2021 | domingo
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

25 de outubro de 2021 | 2.ª feira
16h00: jogo Eslováquia x Portugal (Estádio Algarve)
Após o jogo: regresso aos clubes

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-19 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na República Checa, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato também será implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-17. 


;

Notícias