Andreia Faria: "Sabemos o que queremos"

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa diz que a Sérvia é um adversário ao alcance da Equipa das Quinas. Portugal joga na próxima quinta-feira, pelas 18h00, no Estádio do Bonfim.

A Seleção Nacional Feminina A realizou, este domingo, mais dois treinos na Cidade do Futebol, a pensar no embate de quinta-feira frente à Sérvia, o terceiro da Equipa das Quinas na corrida ao Mundial de 2023.

A anteceder a sessão de trabalho vespertina, Andreia Faria resumiu as expectativas lusas para o embate frente à Sérvia. A centrocampista do SL Benfica disse esperar dificuldades, mas garantiu que o adversário está ao alcance de Portugal.

FOTOGALERIA

"Ainda estamos a estudar todas as dinâmicas da Sérvia. Penso que é um adversário que nos vai criar dificuldades mas que está ao nosso alcance. Se jogarmos de forma concentrada e organizada, e não formos displicentes, podemos ganhar o jogo como desejamos", começou por afirmar Andreia Faria, revelando que a ambição da armada lusa passa por "conquistar os três pontos neste jogo no Bonfim e na Bulgária". 

"Temos uma equipa muito unida e sabemos bem o que queremos. Vamos dar o máximo para concretizar o nosso objetivo, que é sair com seis pontos desta jornada dupla de qualificação. Temos de ser nós próprias, jogar o nosso futebol e ganhar", reforçou a jogadora do SL Benfica, de 21 anos, que vestiu a camisola de Portugal em oito ocasiões.

"Contamos com o apoio de todos"

Questionada sobre a presença de público no Estádio do Bonfim, o palco que vai acolher o Portugal-Sérvia, quinta-feira, pelas 18h00, Andreia Faria disse que "esse apoio pode ser determinante". "Queremos ultrapassar esta etapa de qualificação com sucesso. Jogar em casa com adeptos a torcerem pelas nossas cores irá com certeza ajudar-nos a ultrapassar a Sérvia. Contamos com o apoio de todos em Setúbal".

O início de época tem sido especialmente exigente para Andreia Faria, que, além de disputar a Liga BPI e a Liga dos Campeões feminina ao serviço do SL Benfica, está a concluir um Mestrado em Finanças.

"Quem anda por gosto não cansa. Os estudos estiveram sempre no meu foco, tal como o futebol. Sempre quis tirar um mestrado a seguir à licenciatura em Gestão", explicou, a bom rir, assegurando que "jogar duas vezes por semana tem sido muito positivo".

"Sinceramente, noto um grande crescimento em mim, sinto que estou cada vez mais forte e mais competitiva com esta experiência na Champions", concluiu Andreia Faria.

Grupo completo esta segunda-feira

Francisco Neto ainda não teve, este domingo, à sua disposição todas as jogadoras convocadas: Jéssica Silva (Kansas City), Tatiana Pinto (Levante), Inês Pereira (Servette) e Suzane Pires (Ferroviária) só integram os trabalhos da Seleção Nacional segunda-feira, devido a compromissos nos respetivos clubes.

Portugal ocupa segundo lugar no Grupo H

Com um empate na Turquia (1-1) e uma goleada em Israel (4-0), Portugal soma quatro pontos no Grupo H de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, menos dois que a líder Alemanha, que venceu os dois jogos que disputou. Sérvia e Bulgária ainda não pontuaram na corrida ao Mundial.  

Em busca da primeira participação no Mundial

A Seleção Nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na sua última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

As seleções europeias têm direito a 11 lugares diretos no Mundial de 2023, a disputar na Nova Zelândia e na Austrália no verão de 2023, com nove a saírem dos vencedores dos grupos de apuramento, e mais duas encontradas através de 'play-offs'.

Recorde a lista de convocadas de Francisco Neto:
Famalicão: Rute Costa
Ferroviária: Suzane Pires
Kansas City: Jéssica Silva
Levante UD: Tatiana Pinto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton, Patrícia Morais e Carolina Mendes 
Servette FC: Inês Pereira
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth, Catarina Amado e Lúcia Alves
Sporting CP: Ana Borges, Diana Silva, Fátima Pinto, Joana Marchão, Andreia Jacinto e Alicia Correia

Programa da Seleção Nacional**:

18.10.2021 | segunda-feira
17h30 Treino na CdF

19.10.2021 | terça-feira
11h00 Treino oficial no Estádio do Bonfim (Setúbal)

20.10.2021 | quarta-feira
10h30 Treino na CdF

21.10.2021 | quinta-feira
18h00 Jogo Portugal-Sérvia, Estádio do Bonfim (Setúbal)

22.10.2021 | sexta-feira
11h00 Treino na CdF 

23.10.2021 | sábado
11h00 Treino na CdF 

24.10.2021 | domingo
11h05 Viagem para Sófia, Bulgária (escala em Istambul)
20h35 Chegada a Sófia, Bulgária

25.10.2021 | segunda-feira
18h00 Treino Oficial no Estádio Lokomotiv Plovdiv

26.10.2021 | terça-feira
16h00 - Jogo Bulgária- Portugal, no Estádio Lokomotiv Plovdiv

27.10.2021 | quarta-feira
06h55 Regresso a Portugal
11h15 Chegada a Portgual

**As horas mencionadas são as locais. Programa sujeito a alterações, a comunicar em fpf.pt.


;
;
17 de Outubro 2021
Foto

FPF/Hernâni Pereira

Notícias