Maria Alagoa: "Equipa muito focada e com a mentalidade certa"

Futebol Fem. - Sub-19

A Equipa das Quinas continua a preparar a Ronda 1 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa.

A Seleção Nacional Feminina Sub-19 prosseguiu, este domingo, a sua preparação para os jogos do grupo 6 da Liga A de apuramento para o Campeonato da Europa.

A equipa liderada por José Paisana foi integrada no Grupo 6 da Liga A. Portugal inicia a Ronda 1 com a República Checa na terça-feira, seguindo-se a Espanha na sexta-feira. A Equipa das Quinas fecha a prova na segunda-feira com a Eslováquia. Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos. Na Ronda 2, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na República Checa, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Em declarações ao fpf.pt, Maria Alagoa revela que a equipa está preparada para o arranque do apuramento: "Estamos a consolidar os últimos detalhes. A equipa está muito focada no objetivo inicial que é vencer o primeiro jogo. Estamos com a mentalidade certa e muito unidas para o arranque desta qualificação", disse.

Já com alguma experiência em jogos internacionais e em várias competições de nível elevado - como por exemplo o Euro Sub-17 -, a internacional portuguesa define os fatores fundamentais para se ter sucesso em desafios desta exigência: "É preciso encarar os jogos com seriedade e com respeito pelo adversário. Acima de tudo, temos de confiar em nós, na equipa e na capacidade de todas. Queremos dar sempre o melhor em cada momento do jogo", acrescentou.

A jogadora de 18 anos, natural de Viseu, identificou ainda um dos pontos fortes da equipa portuguesa: "Apesar da paragem forçada pela pandemia, o facto de nos conhecermos todas desde as sub-15 é um fator muito importante. Acho que é uma mais-valia, claramente. Há um excelente entendimento entre todas e isso faz com que também seja mais fácil integrar novas jogadoras", referiu.

A jogar na Florida State University, nos Estados Unidos, Maria Alagoa confessa que a experiência está a ser fantástica e sublinha o crescimento desportivo que tem sentido: "Estou nos Estados Unidos há pouco tempo, mas já posso dizer que foi a melhor decisão. O estilo do futebol é diferente e está a ajudar-me imenso a crescer. Aqui na Europa o foco é mais a parte técnica e lá, para além das questões técnicas, existe também uma componente física muito forte. Sinto-me uma jogadora muito mais completa. O nível é muito elevado e tenho vindo a evoluir a cada dia", disse.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Eis a lista de convocadas:
Clube de Albergaria: Íris Esgueirão e Leonor Alves;
CS Marítimo: Joana Silva;
FC Famalicão: Ana Cruz, Joana Prazeres e Maria Miller;
Florida State University: Maria Alagoa;
GD Estoril Praia: Filipa Bandeira;
Paris SG: Nelly Rodrigues;
SC Braga: Maria Leonor;
SF Damaiense: Ana Assucena;
SL Benfica: Beatriz Nogueira, Maria Negrão, Marta Salvador e Matilde Silva;
Sporting CP: Catarina Potra, Joana Caiado, Margarida Caniço;
USC Upstate: Cláudia Mendinhas;
Varzim SC - CSBA: Inês Oliveira

Programa de trabalhos:

18 de outubro de 2021 | 2.ª feira
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

19 de outubro de 2021 | 3.ª feira
16h00: jogo Portugal x República Checa (Estádio Algarve)

20 de outubro de 2021 | 4.ª feira
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

21 de outubro de 2021 | 5.ª feira
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

22 de outubro de 2021 | 6.ª feira
16h00: jogo Espanha x Portugal (Estádio Municipal de Albufeira)

23 de outubro de 2021 | sábado
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

24 de outubro de 2021 | domingo
10h30: treino no Amendoeira Golf Resort

25 de outubro de 2021 | 2.ª feira
16h00: jogo Eslováquia x Portugal (Estádio Algarve)
Após o jogo: regresso aos clubes

 

Como funciona o novo formato
O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato para a qualificação do Europeu sub-19 Feminino. O objetivo é permitir o desenvolvimento das jovens jogadoras de elite. Os países inscritos foram divididos em duas ligas (A e B), de acordo com a sua posição no 'ranking' de coeficientes do organismo. Portugal foi inserido na Liga A.

Na primeira ronda de qualificação, os grupos disputarão mini-torneios, divididos em duas ligas (A e B). Os vencedores de cada torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos torneios da Liga A serão despromovidos.

Na segunda ronda, a disputar na Primavera de 2022, em substituição da Ronda de Elite, serão apuradas as equipas que estarão na fase final. Avançam para a fase final, a disputar na República Checa, os vencedores e o melhor segundo classificado da segunda ronda.

Após o desfecho da segunda fase de qualificação, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões competem
O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as seleções jogarão frente a adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes. Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem nas fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato também será implementado na qualificação para o Europeu Feminino sub-17. 


;

Notícias