“Futebol e Neurociências” debatido no FIC.A

Portugal Football School

Tema em análise no Festival Internacional da Ciência, no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras

“Futebol e Neurociência” foi o tema do debate realizado este sábado à tarde, no FIC.A, Festival Internacional da Ciência, que se realiza no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

Com a moderação de Germano Almeida, Analista de Dados do Gabinete do CEO FPF, o evento contou com as presenças de Joe Paton, Duarte Araújo e João Brito.

Joe Paton, Ph.D., é um neurocientista computacional e diretor do Programa de Neurociência Champalimaud na Fundação Champalimaud em Lisboa e codirector do Curso de Formação Avançada em Neurociência Computacional da FENS-Cajal. Originalmente formado como biólogo, fez o seu doutoramento em Neurobiologia e Comportamento na Universidade de Columbia. O seu laboratório de investigação foca-se na compreensão dos algoritmos e mecanismos de circuitos neurais subjacentes ao comportamento inteligente e adaptativo.

Duarte Araújo é Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde dirige o Laboratório de Perícia no Desporto. É coordenador Centro Interdisciplinar de estudo da Performance Humana (CIPER)- Unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi durante oito anos Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, período durante o qual foi Membro do Conselho Nacional do Desporto. Publicou 15 livros e mais de 150 artigos científicos sobre performance, perícia e psicologia do desporto. Os seus temas de eleição são a tomada de decisão e análise da performance no desporto. É consultor e formador de treinadores de todos os níveis, há mais de 20 anos, em cooperação com diversas federações e organizações desportivas.

João Brito é doutorado em ciências do desporto, investigador e fisiológista da unidade de saúde e performance da FPF onde acompanha a seleção A de Portugal.

Veja na íntegra o debate deste sábado à tarde


;

Notícias