A mais volumosa vitória de sempre

Seleção Sub-21

Seleção Nacional sub-21 bateu o Liechtenstein por 11-0, em Vizela, batendo o recorde do escalão. VEJA OS GOLOS.

RECORDE AS INDICÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

VEJA O RESUMO

Noite histórica em Vizela.

Não é fácil resumir uma vitória por 11-0 porque um resultado deste género só pode acontecer num jogo sem história do ponto de vista competitivo. No entanto, há vários aspetos que merecem ser realçados nesta partida da fase de apuramento para o Europeu 2023 entre as seleções nacionais sub-21 de Portugal e do Liechtenstein.

A primeira palavra tem de ir para o público que esteve presente no Estádio do FC Vizela. Foram 5239 as gargantas bem afinadas a apoiar a Equipa das Quinas na primeira vez que um cenário semelhante aconteceu desde o início da pandemia de COVID-19. Para além do apoio incondicional à formação orientada por Rui Jorge, a atitude que tiveram com a equipa do Liechtenstein, chegando a aplaudir algumas substituições operadas pela representação do principado em jeito de homenagem à tenacidade dos seus jogadores, foi a melhor forma de mostrar a razão pela qual os adeptos são tão importantes no desporto-rei.

No campo, claro que os números são significativos. Portugal respeitou sempre o adversário e fez história através dos golos de Nuno Tavares (4’), André Almeida (8’), Gonçalo Ramos (12’, 19’, 24’ e 39’), Fábio Silva (13’ e 44’), Fábio Vieira (36 pen.), Tiago Tomás (62’) e Francisco Conceição (76’).

Foi a mais volumosa vitória de sempre neste escalão, abrilhantada ainda mais pela atitude competitiva irrepreensível de um adversário que estava a perder 0-9 ao intervalo e deu uma verdadeira lição de dignidade ao longo de toda a partida.

Destaque, ainda, para as estreias de Celton Biai, Henrique Araújo e Afonso Sousa como internacionais sub-21.

Rui Jorge em discurso direto:

“[As notas que retiro] são a forma como encarámos a partida, contra uma seleção que sabemos que é muito inferior em termos de qualidade, a simplicidade que metemos no jogo e a qualidade de execução, principalmente na primeira parte.

O que distinguiu a primeira da segunda parte foi a qualidade de execução. Pareceram simples muitas das coisas que fizemos na primeira parte, mas a execução não é fácil. Encontrar aqueles espaços, que são poucos, é algo bastante difícil. Só jogadores de grande nível conseguem encontrar os espaços que conseguimos. Como estivemos bem na primeira parte, o resultado avolumou-se e acabou por resultar na maior vitória de sempre.

Os jogadores portaram-se muito bem. Quando o desnível é muito grande, temo sempre que haja um comportamento que não é o adequado, mas isso esteve longe de acontecer. A postura foi brilhante e muito me orgulha.

Dizemos sempre a verdade aos jogadores sobre a qualidade dos adversários. Não lhes vou dizer o mesmo entre o jogo com o Liechtenstein e o jogo com a Islândia [a 12 de outubro].

É muito bom poder jogar com o estádio cheio. Mesmo para os sub-21, é sempre diferente quando temos gente a ver-nos, com estas condições excelentes. Mesmo no trajeto para o estádio, fomos saudados. Agradecemos o apoio.”

Henrique Araújo em discurso direto:

“Foi um excelente jogo. A equipa entrou com uma mentalidade de marcar muitos golos, de respeitar o adversário e de fazer uma boa exibição. Tivemos um estádio quase cheio e isso também valorizou a nossa exibição, ainda para mais depois de um ano com estádios vazios.

É a estreia pelos sub-21 e, por isso, estou muito satisfeito. É sempre mais difícil manter os níveis de concentração na segunda parte [com um resultado assim].”

Ficha de jogo
Fase de qualificação para o Europeu 2023
Grupo D - 2.ª jornada
Estádio do FC Vizela

Árbitro: Vitālijs Spasjoņņikovs (Letónia)
Árbitros assistentes: Raimonds Tatriks (Letónia) e Mārtiņš Svipsts (Letónia)
Quarto árbitro: Edgars Malcevs (Letónia)

PORTUGAL 11-0 LIECHTENSTEIN (9-0 ao intervalo)

Portugal: Celton Biai; João Mário, Eduardo Quaresma, Tiago Djaló e Nuno Tavares; Tiago Dantas, André Almeida, Vitinha (cap.) e Fábio Vieira; Gonçalo Ramos e Fábio Silva
Suplentes: Gonçalo Tabuaço, Tomás Tavares, Paulo Bernardo, Henrique Araújo, Tiago Araújo, Gonçalo Borges, Afonso Sousa, Tiago Tomás e Francisco Conceição
Treinador: Rui Jorge 
Golos: Nuno Tavares (4’), André Almeida (8’), Gonçalo Ramos (12’, 19’, 24’ e 39’), Fábio Silva (13’ e 44’), Fábio Vieira (36 pen.), Tiago Tomás (62’) e Francisco Conceição (76’)
Disciplina: nada a assinalar

Liechtenstein: Gabriel Foser; Lukas Graber, Fabian Ducak, Jonas Hilti (cap.), Elias Jäger, Severin Schlegel, Jakob Lorenz, Noah Frommelt, Niklas Beck, Andrin Netzer e Tim Schreiber
Suplentes: Luca Vanoni; Lukas Büchel, Johannes Schädler, Noah Graber, Silvan Schiess, Liam Kranz, Joshua Eggenberger e Marius Hasler
Treinador: Michael Koller
Golos: nada a assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Jonas Hilti (36') e Lukas Graber (82')

 

 


;

Notícias