Seleção A Futsal

Jorge Braz: “São estes jogos que nos atraem a todos”

Futsal - Seleção A

O Selecionador Nacional encara o jogo com Espanha como uma final e quer ver a equipa focada, confortável e confiante no jogo. Bruno Coelho fala de “um jogo espetacular”.

A Seleção Nacional de futsal cumpre este domingo o seu último treino antes da partida dos quartos de final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021.

A Equipa das Quinas joga diante de Espanha na segunda-feira, pelas 15h30 (17h30 locais), na Arena de Vilnius.

Jorge Braz pede rigor e foco
Um Portugal-Espanha é um jogo que dispensa grandes apresentações e o Selecionador Nacional fala de um jogo extremamente competitivo em que o foco e o comprometimento em ser Portugal poderá ser determinante.

“Será, sem dúvida, um jogo extremamente competitivo, onde vamos ter de estar altamente focados e comprometidos em sermos nós próprios … para que a linha, tendencialmente, caia mais para o nosso lado… o rigor, o foco e o compromisso com os comportamentos que temos de ter num jogo altamente competitivo.”


Jorge Braz explicou que este jogo está a ser encarado como uma final.

“Digamos que é uma final  - é assim que é encarado... são estes jogos que nos atraem a todos - treinadores, jogadores… É para isto que trabalhamos todos os dias.! Venha o jogo – ainda há algum trabalho a fazer para nos prepararmos, mas venha o jogo.

Em 29 encontros diante de Espanha, a Equipa das Quinas apenas venceu por duas vezes (clique aqui para saber mais). A ideia de que a diferença entre as duas seleções está mais esbatida é partilhada pelo técnico que aponta o crescimento de Portugal, negando a ideia de que a Espanha está menos forte. Acrescenta que o que interessa é o momento.

“Três aspetos, três ideias distintas: a diferença esbateu-se porque nós fomos para outro patamar, sem dúvida; a Espanha agora não é mais fraca – continua a ser das seleções [mais organizada], se não a mais organizada no mundo, claramente; o passado não interessa absolutamente nada, interessa o momento - já houve um momento em que o referi e nós percebemos isso. Se conseguimos equilibrar e estarmos próximos, o que interessa, a partir de agora, são os jogos que se fazem – os jogos de há 15 ou 20 anos atrás não interessam para nada.”



Jorge Braz quer ver a equipa a continuar a evoluir. Pretende os jogadores “focados, confortáveis e confiantes” diante de Espanha.

“Temos de continuar a melhorar. Sempre disse que nestas competições vamos melhorando, vamos refinando uma série de comportamentos e, acima de tudo, a confiança, o prazer de estar a competir num Mundial. Vamos sentindo outro conforto e vamos sentir isso cada vez mais. Só há um jogo seguinte, dependendo do jogo que fazemos, por isso agora temos de estar altamente focados, confortáveis e confiantes no jogo que vamos fazer.”

Bruno Coelho: “Vai ser um jogo espetacular e muito competitivo”
 Bruno Coelho fala de um jogo em que há muita expetativa e antevê um partida espetacular com as duas seleções a darem tudo.

“[Vai ser] um jogo em que há muita expetativa, por causa da final do último Europeu. As duas equipas vão-se querer ultrapassar mais uma vez… vão dar tudo… acho que vai ser um jogo espetacular… um jogo muito competitivo, onde se vai ver o melhor e maior capacidade de todos os jogadores. Temos de estar apenas preocupados e focados no nosso trabalho para vencer a Espanha.”



O ala do Nápoles, que soma 127 internacionalizações e vai cumprir o seu 12.º jogo em mundiais, destaca que a partida será decidida nos pormenores e que pede máxima concentração, sobretudo nos momentos mais difíceis.

“A Seleção que errar menos sairá vitoriosa, com certeza. É um jogo de pormenores. O mínimo detalhe, o mínimo deslize pode-nos sair caro. É nesses momentos que temos de estar concentrados - quando não conseguirmos impor o nosso jogo, quando não estiver a correr de feição, percebermos esse momento do jogo e percebermos que é nesse momento que temos de ser mais competitivos e não entregar nada. Se não estivermos concentrados, focados e no máximo das nossas capacidades fica mais difícil.”

FOTOGALERIA DA PREPARAÇÃO ESPANHA

Clique aqui para saber mais sobre o historial de encontros entre Portugal e Espanha.

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa (atualizado após o jogo com a Sérvia).




Clique aqui para aceder ao Media Guide.

FOTOGALERIA DO PORTUGAL SÉRVIA 

FOTOGALERIA DA FASE DE GRUPOS

 


;
;
26 de Setembro 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias