André Sousa: “Jogo será decidido nos pormenores”

Futsal - Seleção A

O guardião considera que as diferenças entre Portugal e Espanha estão mais esbatidas que no passado e considera que a equipa mais competitiva e com a mentalidade mais positiva sairá vencedora.

A Seleção Nacional de futsal viajou este sábado de Kaunas para a capital da Lituânia, Vilnius, onde jogará na próxima segunda-feira, pelas 15h30 (17h30 locais) diante de Espanha, o acesso às meias-finais do Campeonato do Mundo Lituânia 2021.

A Equipa das Quinas bateu a Sérvia na sexta-feira e este sábado cumpre o treino oficial na Arena de Vilnius.

FOTOGALERIA DA PREPARAÇÃO ESPANHA

André Sousa: "Ajudarei, tanto dentro como fora de campo"
André Sousa foi chamado por Jorge Braz após os jogos de preparação, substituindo Edu (com Covid-19), tendo sido utilizado na segunda parte da partida diante das Ilhas Salomão, a contar para a segunda jornada da fase de grupos.

O guarda-redes de 35 anos reconhece que chegou numa fase já avançada da preparação e compreende o porquê de ser menos utilizado, até porque ocupa uma posição muito específica. Diz estar pronto para ajudar dentro e fora de campo.

“Apareço na concentração da Seleção no dia anterior da viagem para Lituânia e é importante contextualizar e perceber a realidade. Percebo a minha posição e estou aqui para ajudar, seja dentro como fora de campo. Não tenho sido opção, o que é completamente compreensível e ajudarei, tanto dentro como fora de campo. Estarei aqui para ajudar o grupo a manter os nossos objetivos intactos e fortes, como temos feito até agora.”

À beira da 100.ª internacionalização (tem 97 jogos disputados), explicou que a experiência o ajuda a lidar com situações mais complicadas.

“A experiência ajuda a lidar com o que quer que seja - não só nos momentos bons, como nos momentos maus… a manter a calma, a tranquilidade e a perceber que tudo isto faz parte do desporto.”

O jogador do SL Benfica considera que Portugal tem vindo a crescer ao longo da competição.

“Acho que temos vindo a fazer um Mundial em crescendo ao nível exibicional. Acho que nos estamos a apresentar cada vez melhor e a ideia é manter estes padrões exibicionais, porque só assim conseguiremos bater uma forte seleção, como o é a espanhola.”
  
O guardião mais utilizado durante o Euro-2018 considera que já não há uma diferença tão grande entre as duas seleções e acredita num jogo equilibrado. André Sousa sabe o que é ganhar à Espanha e garante que o vencedor da partida se decidirá nos pormenores.

“Penso que há uns anos a diferença entre as duas seleções poderia ser maior. Hoje não acho que haja essa diferença. Com toda a certeza será um jogo equilibrado que irá ser decidido nos pormenores. A equipa mais competitiva, que tiver a mentalidade mais positiva e mais vencedora, sairá vitoriosa do encontro.”



André Sousa falou com o fpf.pt pouco tempo depois da viagem de Kaunas para Vilnius e explicou que, por vezes, é preciso fugir às rotinas e que a equipa vai ter, mais tarde, um treino importante para se adaptar ao palco do jogo.”
 
Clique aqui para saber mais sobre o historial de encontros entre Portugal e Espanha.

FOTOGALERIA

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa (atualizado após o jogo com a Sérvia).




Clique aqui para aceder ao Media Guide.

FOTOGALERIA DA FASE DE GRUPOS

 


;
;
25 de Setembro 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias