Seleção A

Sete anos inesquecíveis de Fernando Santos

Seleção A

É o Selecionador Nacional com mais jogos, mais vitórias, mais golos, mais estreias e mais títulos na história do futebol português

Cumprem-se, esta sexta-feita, sete anos que Fernando Santos, foi apresentado, pelo Presidente da FPF, Fernando Gomes, no antigo auditório da sede federativa, na Rua Alexandre Herculano, como novo Selecionador Nacional. 

O anúncio oficial tinha sido feito no dia anterior, através de um comunicado da FPF, mas a apresentação oficial ficou agendada para o dia 24 de setembro de 2014. Na ocasião, Fernando Santos, assinalou com emoção a sua chegada ao comando da equipa nacional: "Este é um momento de enorme satisfação. O meu pai – onde quer que esteja – deverá estar radiante de felicidade. Servir o meu país é algo de muito importante. Aqui defendemos um País, uma bandeira e um hino e, nesse sentido, a responsabilidade é maior”, referiu então.

Fernando Gomes, Presidente da FPF, também explicou a aposta que fez numa altura em que ainda pendia sobre Fernando Santos um castigo de suspensão de oito jogos, por via da sua participação no Mundial, ao serviço da Grécia (o castigo, recorde-se acabou por ser reduzido pelo TAS para dois jogos): "Escolhemos uma equipa competente, com vontade e confiança nas suas capacidades para atingir os objetivos definidos. É uma equipa que reúne as condições fundamentais para abraçar o desafio que lançámos, um desafio que o novo Selecionador Nacional assumirá, também, com os todos portugueses que gostam de futebol e da Seleção Nacional. É uma honra especial apresentar Fernando Santos e saber que é pelas mãos desta direção que regressa ao futebol português." 


Fernando Santos, que sucedeu a Paulo Bento no comando da Seleção Nacional, tornou-se, desde aí, no treinador mais duradouro e de maior sucesso ao serviço da Equipa das Quinas 

Depois de uma derrota na estreia, por 2-1, em Paris, dia 11 de outubro de 2014, num particular contra a França, fez uma série consecutiva de 14 jogos oficiais sem conhecer o sabor da derrota e que culminaram com a conquista, pela primeira vez na história, do título de Campeão Europeu no Euro 2016 de França. 

O técnico também fez o pleno de qualificações para fases finais de Campeonatos da Europa e Mundiais (2016, 2018 e 2020), além de ter vencido a primeira edição da Liga das Nações, realizada no Porto e Guimarães, em junho de 2019, após vitória frente à Holanda na final disputada no Estádio do Dragão, por 1-0.

Na segunda participação nesta competição, Portugal ficou em segundo lugar na fase de grupos, perdendo a hipótese de jogar a fase final apenas para a França,que acabara de se sagrar campeã do Mundo. 

A Equipa das Quinas subiu ao Top Ten da FIFA no mês em que Fernando Santos iniciou funções, nunca deixando de ser uma das dez melhores seleções mundiais. Ao longo de vários meses ocupou o top 3 do ranking oficial de seleções nacionais.

Nos 62 jogos oficiais, Fernando Santos conseguiu 41 vitórias (66%), 15 empates (24%) e 6 derrotas (10%). 

Se acrescentarmos os jogos de preparação, o atual líder da Seleção Nacional está próximo de atingir os 100 jogos ao serviço da Equipa das Quinas (91 partidas já disputadas), com 56 vitórias. Já fez estrear 53 jogadores na Seleção Nacional. 

É o Selecionador Nacional com mais jogos disputados, mais vitórias, melhor média de golos marcados por jogo e mais títulos na história do futebol português. 

Fotos: FPF/Diogo Pinto


;
;
24 de Setembro 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias