Seleção A Feminina

Portugal vence em Israel

Futebol Fem. - Seleção A

Primeiro triunfo da Equipa das Quinas na corrida ao Mundial de 2023.

Portugal venceu por 4-0 na visita à seleção de Israel, naquele que foi o seu segundo jogo de qualificação para o Mundial de 2023, disputado nos arredores de Telavive. 

Um golo de madrugador de Telma Encarnação, um penálti convertido por Dolores Silva, e tentos das centrais Diana Gomes e Carole Costa construíram a vitória da Seleção Nacional, que se isola provisoriamente no comando do Grupo H, com quatro pontos e mais um jogo disputado que a Alemanha (que ganhou à Bulgária no sábado).

FOTOGALERIA

Três dias após o empate na Turquia (1-1), as comandadas de Francisco Neto iniciaram a partida com pressa de marcar e, com pressão alta e muita mobilidade no ataque, conseguiram colocar as israelitas em dificuldades logo nos instantes iniciais, materializando a sua superioridade nesse período. 

Telma Encarnação abriu o marcador aos dois minutos. A jogada começou em Andreia Jacinto, que assistiu Jéssica Silva e, após uma primeira defesa, a bola acabou por sobrar para avançada do Marítimo, que não perdoou.

Aos sete minutos, foi Dolores Silva quem marcou, na conversão de uma grande penalidade a castigar uma falta em zona proibida sobre Jéssica Silva.

Depois de aguentar dois golpes em sete minutos, Israel começou a mostrar que não ia encolher-se perante a formação portuguesa. Ainda na primeira parte, as jogadoras israelitas encontraram espaço em contra-ataque para rematar com perigo, mas a guarda-redes Patricia Morais conseguiu mostrar toda a sua qualidade. 

O que se viu na segunda parte foi Portugal novamente por cima e a criar oportunidades para dilatar a vantagem. Esse domínio teve expressão no marcador aos 64 minutos, na sequência de um canto bem batido por Suzane Pires: a central Diana Gomes não hesitou em marcar.

Aos 84, um golo de Carole Costa, assistida também por Suzane Pires, selou o resultado final. Pelo meio, Patrícia Morais voltou a negar o golo de honra à seleção israelita, com mais uma defesa espetacular.

No outro encontro da segunda jornada, a Alemanha venceu a Sérvia por 5-1. Um 'póquer' de Lea Schüller e um golo de Melanie Leupolz permitiram à formaçã o germânica manter o primeiro lugar do grupo H. Portugal ocupa o segundo posto, com quatro pontos, à frente da Turquia, no terceiro lugar, com um ponto e menos um jogo disputado, e das seleções de Sérvia, Israel e Bulgária, ainda sem pontos.

Clique aqui para conferir todos os resultados e a classificação.

Ficha de jogo:

Jogo de Qualificação para o Mundial de 2023 - 2.ª jornada do Grupo H
Estádio Muncipal Haberfeld, em Rishon Le-Zion (Israel)

Árbitra: Maria Marotta (Itália)
Árbitras assistentes: Francesca Di Monte (Itália) e Veronica Martinelli (Itália)
4.ª Árbitra: Sílvia Gasperotti (Itália)

ISRAEL 0-4 PORTUGAL (0-2 ao intervalo)

ISRAEL: Beilin, Keren Goor, Irena Kuznezov (Shani David, 66'), Noam Achtel, Nakav, Awad (Shtainshnaider, 71'), Beck, Selimhodzic (Koral Hazan, 59'), Karin Sendel - Cap. (Opal Sofer, 67'), Eden Avital (Talia Sommer, 46') e Shira Elinav.
Suplentes: Marom Keren, Fortuna Rubin, Maya Chitman, Almasri, Sharabi, Rantissi, Kats.
Treinadora: Gili Landau
Golos: nada a assinalar
Disciplina: amarelo mostrado a Beck (44'), Shahar Nakav (73') e Beilin (90')

PORTUGAL: Patrícia Morais, Catarina Amado, Diana Gomes, Carole Costa, Alícia Correia, Dolores Silva - Cap. (Andreia Norton, 32') , Andreia Jacinto (Ana Borges, 61'), Tatiana Pinto, Telma Encarnação (Suzane Pires, 61'), Kika Nazareth (Ana Rute, 83') e Jéssica Silva (Diana Silva, 61').
Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Joana Marchão, Fátima Pinto, Carolina Mendes e Andreia Faria.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 0-1 Telma Encarnação (2'); 0-2 Dolores Silva (7' g.p.); 0-3 Diana Gomes (64'); 0-4 Carole Costa (84')
Disciplina: nada a assinalar

 


;
;
19 de Setembro 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias