Suzane Pires diz-se pronta para ajudar Portugal

Futebol Fem. - Seleção A

Avançada é a única jogadora mãe entre as 'eleitas' de Francisco Neto.

Suzane Pires está de regresso à principal Seleção Nacional feminina, após uma ausência de quatro anos, motivada por uma gravidez que a afastou temporariamente dos relvados. A avançanda, que vestiu a camisola das Quinas pela última vez a 27 de julho de 2017, diante da Ingaterra, na fase final do Europeu, diz estar física e emocionalmente preparada para ajudar Portugal a chegar ao Mundial.

“Sinto-me muito bem: fisicamente, estou como antes, e sinto-me melhor a nível emocional, porque tenho uma motivação a mais para dar o meu melhor e para fazer valer a pena o esforço”, afirmou a jogadora, revelando que, após o filho completar dois anos, realizou muito trabalho físico e de adaptação à intensidade do jogo.

Com 29 anos, a jogadora do clube brasileiro Ferroviária é a primeira mãe entre as eleitas do Selecionador Francisco Neto e garante que é possível conciliar a maternidade com o futeol ao mais alto nível. “Eu acho que muitas meninas pensam ‘Eu não quero engravidar, porque depois não consigo voltar’. A verdade é que eu sinto o meu corpo como antes, senão melhor. É a energia que eu sinto que tenho, a motivação... É uma coisa que, com certeza, dá. Todo o mundo pode colocar na cabeça que dá para ser mãe e voltar a jogar a alto nível”, explicou.

Ainda assim, Suzane Pires admitiu que atravessou alguns momentos de incerteza quanto à carreira no futebol, em que “a melhor coisa que aconteceu na vida” poderia significar também o fim da carreira. “No momento em que soube que estava grávida, foi um choque e a minha vida mudou completamente. Não é um trabalho que você pode continuar a fazer até ao oitavo mês de gravidez, mas depois fui vendo que era a melhor coisa que tinha acontecido. No começo, não sabia se voltaria a jogar ou não, mas quando ele fez dois anos de idade e já estava mais independente e decidi que era o momento de voltar”, recordou.

Assumindo que o Campeonato do Mundo é "um sonho por cumprir na carreira", a jogadora lembrou que neste início da fase de qualificação, diante de turcas e israelitas, “não há equipas fáceis” e que Portugal terá de “trabalhar muito para ter um bom jogo e sair com um resultado positivo” no Grupo H, onde figuram ainda as seleções da Alemanha, da Bulgária e da Sérvia.

Com a paragem na carreira devido à maternidade, Suzane Pires troucou o Marítimo pelo campeonato brasileiro, onde assumiu ter encontrado um futebol diferente do que se pratica na Europa. "Por incrível que pareça, lá o jogo está mais direto. Aqui em Portugal e na Seleção, o jogo é mais de toque curto, mais rápido e com mais intensidade”, destacou, fazendo notar que o futebol feminino tem crescido muito tanto no Brasil como em Portugal.

Primeiro treino em solo turco esta terça-feira

As internacionais portuguesas já se encontram em Alanya, cidade que vai acolher o jogo frente à seleção da Turquia. O primeiro treino da equipa foi antecipado para as 17h30 locais, num relvado próximo do hotel de estágio da comitiva lusa.

O encontro entre Portugal e Turquia, a contar para a primeira jornada do Grupo H de apuramento para o Mundial de 2023, está marcado para quinta-feira, às 19h00 locais (17h00 em Lisboa), e passará em direto no Canal 11.

Histórico com a Turquia

As seleções femininas portuguesa e turca defrontaram-se duas vezes em 2011, em jogos de preparação que a armada lusa venceu por 2-0 e 2-1. O confronto entre a Seleção Nacional e a sua congénere israelita, marcado para domingo, 20 de setembro, será inédito. 

Portugal busca primeira participação na fase final

A Seleção Nacional esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento. Na última fase de qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do seu grupo, atrás de Itália e Bélgica.

Para o Mundial de Austrália e Nova Zelândia, que decorrerá entre 10 de julho e 20 de agosto de 2023, as vagas da UEFA aumentaram de nove para 11, tendo em conta que o Campeonato do Mundo também passará de 24 para 32 seleções participantes. As 11 vagas europeias no Mundial serão ocupadas pelos nove vencedores dos grupos de apuramento e os dois vencedores dos ‘play-offs’.

Os vencedores dos nove grupos de qualificação apuram-se directamente para a fase final, com os segundos classificados a disputarem um 'play-off' da UEFA em Outubro de 2022. Os três melhores segundos colocados passam diretamente para a ronda 2 do 'play-off'. Já os seis restantes segundos classificados disputam a ronda 1 do "play-off", jogado a uma só mão.

Os três vencedores da ronda 1  mais os três apurados directamente para a ronda 2 irão depois competir num "play-off" a uma só mão, cujos duelos serão determinados por sorteio.

Os dois vencedores do "play-off" com o melhor "ranking" (baseado nos resultados da fase de grupos da qualificação e na ronda 2 do "play-off") apuram-se para a fase final. O outro vencedor do "play-off" irá competir num "play-off" entre confederações.

Recorde a lista de convocadas:
Famalicão: Rute Costa
Ferroviária: Suzane Pires
Kansas City: Jéssica Silva
Levante: Tatiana Pinto
Marítimo: Telma Encarnação
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton, Patrícia Morais, Carolina Mendes e Ana Rute
Servette FC: Inês Pereira
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth e Catarina Amado
Sporting CP: Ana Borges, Diana Silva, Fátima Pinto, Joana Marchão, Andreia Jacinto e Alicia Correia

Programa de atividades da Seleção Nacional**:

14.09.2021 | terça-feira
08h50 Voo Istambul - Alanya (TK 2592)
10h05 Chegada a Alanya, Turquia
17h30 Treino no campo de treinos do hotel

15.09.2021 | quarta-feira
19h00 Treino Oficial no Estádio Oba, em Alanya

16.09.2021 | quinta-feira
19h00 Jogo Turquia - Portugal, no Estádio Oba (Alanya)
Após o jogo Partida para Antalya 

17.09.2021 | sexta-feira
08h50 Voo Antalya - Tel Aviv, Israel
10h20 Chegada a Tel Aviv
[hora a definir] Treino

18.09.2021 | sábado
Treino oficial no Estádio Municipal Haberfeld, em Rishon Le-zion

19.09.2021 | domingo
19h00 Jogo Israel-Portugal, no Estádio Haberfeld (em Rishon Le-Zion) 

20.09.2021 | segunda-feira
18h25 Voo Tel Aviv-Lisboa 

**As horas mencionadas são sempre as locais. Em Portugal são menos duas horas que em Turquia e Israel. Mais informamos que o programa está sujeito a alterações, a comunicar em fpf.pt.


;
;
14 de Setembro 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias