Condolências por Jorge Sampaio

FPF

Presidente da FPF deixa mensagem pelo falecimento do antigo Presidente da República

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio morreu esta sexta-feira aos 81 anos. O ex-chefe de Estado estava internado desde dia 27 de agosto no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, com dificuldades respiratórias.

Jorge Sampaio foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, deixou uma mensagem de condolências sobre o falecimento de Jorge Sampaio:

"É com profunda emoção e tristeza que vejo partir Jorge Sampaio, antigo Presidente da República e figura incontornável da democracia do nosso País. 

Teve uma vida ligada à luta pelos direitos e liberdades, pautou o seu trajeto político pela coragem e coerência e deixou sempre a marca de um humanismo próprio de quem tem vincado sentido de justiça. 

Homem digno e íntegro, honrou a política e foi um exemplo de civismo.

Jorge Sampaio foi também uma personalidade importante para o futebol português pelo contributo que deu como jurista e como figura pública que se manteve sempre atento ao fenómeno desportivo. 

O papel que desempenhou enquanto Presidente da República ao apoiar a realização do Campeonato da Europa de 2004 em Portugal e partilhar o seu entusiasmo com a organização e a Seleção Nacional foram bem demonstrativos do seu envolvimento como mais alta figura do Estado e a paixão que sempre teve pelo futebol. 

Manifesto o meu pesar pelo desaparecimento de tão ilustre personalidade e dirijo à família e amigos um fraterno abraço e as mais sentidas condolências".


;

Notícias