Futebol Praia Masculino

Portugal entra a vencer na Superfinal

Futebol Praia - Seleção A

A Equipa das Quinas derrotou a Ucrânia, por 7-5, no arranque da Superfinal da Liga Europeia, que se realiza na Figueira da Foz.

A Seleção Nacional de Futebol de Praia entrou da melhor forma na Superfinal da Liga Europeia, ao derrotar a Ucrânia, esta quinta-feira, por 7-5, em jogo disputado no Estádio de Buarcos, na Figueira da Foz. 

No outro jogo do grupo, a Itália bateu a Suíça, por 7-3.

FOTOGALERIA

No que diz respeito ao jogo, Portugal entrou de uma forma dominante e intensa. Praticamente na primeira jogada do encontro, Jordan Santos aproveitou uma bola na zona central e bateu Hladchenko para 1-0. O regresso do melhor jogador do Mundo coroado com um golo. Ainda no primeiro tempo, a Equipa das Quinas teve mais um par de boas situações, sobretudo por intermédio de Bê Martins. Destaque ainda para uma excelente defesa de Andrade, que negou o empate.

No segundo tempo, a formação ucraniana reagiu e conseguiu criar algum perigo. No entanto, a equipa orientada por Mário Narciso demonstrou a sua força e Léo Martins marcou de penálti (15'), num lance em que Hladchenko foi expulso. No minuto seguinte, Jordan Santos fez o 3-0, num livre direto potente. Na resposta, a Ucrânia reduziu por intermédio de Voitenko (16'). Os ucranianos conseguiram chegar ao empate com golos de Korniichuk (20'), Shcherytsia (20'), mas Léo Martins (22' e 24') tinha outros planos e voltou a colocar Portugal na frente, com Andrii Pashko (23') a reduzir entre os golos do pivô português.

No derradeiro período, Portugal marcou logo nos primeiros minutos, novamente por Léo Martins (26'). A formação liderada por Kostenko não desistiu e voltou a reduzir, por Shcherytsia (34). Com vantagem mínima no marcador, Portugal geriu bem a posse de bola e ainda viria a marcar. O inevitável Jordan Santos (36') deixou as bancadas da Figueira da Foz em delírio e fechou as contas do jogo com o 7-5.

Mário Narciso, em discurso direto:
- "Foi um jogo muito difícil, a Ucrânia é uma equipa muito forte, correm muito, rematam de qualquer lado e são um conjunto de jogadores fortes fisicamente. Excecionalmente - porque não gosto de individualizar - dou os meus parabéns ao Jordan, que voltou aos jogos e logo com três golos".

- "Com a Suíça será um jogo diferente, na minha opinião. São uma equipa que faz a bola 'correr' e isso cria dificuldades. Será mais um jogo duro, tal como todos os outros. Estão aqui as oito melhores equipas da Europa, não há jogos fáceis".

Léo Martins, em discurso direto:
- "Conseguimos entrar a vencer e isso era, sem dúvida, o mais importante. Muito feliz por ter marcado, mas o que interessa realmente é a vitória do coletivo. Sabíamos que era importante começar com uma vitória para irmos jogo a jogo em busca de um lugar na final de domingo".

- "Esta sexta-feira tem novo jogo complicado, a Suíça ficou em 3.º lugar no Mundial e isso só prova a qualidade deles. Vamos em busca de mais uma vitória".

Segue-se o jogo com a Suíça na sexta-feira (18h30) e Itália no sábado (15h45) no Grupo 2. No outro agrupamento estão Rússia (atual Campeã do Mundo), Espanha, Polónia e Bielorrússia. Os dois vencedores dos grupos disputam a final a 12 de setembro. Os restantes classificados vão jogar para apurar os lugares finais. Portugal já conquistou o troféu por sete vezes, sendo atualmente o bi-campeão em título.

Ficha de jogo 

Superfinal da Liga Europeia
1.ª jornada do Grupo 2
Figueira da Foz

Árbitro: Vladimir Tashkov
2.º Árbitro: Torsten Guenther
3.º Árbitro: Vitalij Gomolko
Cronometrista: Lukasz Ostrowski

UCRÂNIA 5-7 PORTUGAL
(0-1 no 1.ºP)
(4-5 no 2.ºP)
(5-7 no 2.ºP)

Ucrânia (cinco inicial): Volodymyr Hladchenko, Zavorotnyi, Shcherytsia, Voitenko e Andrii Pashko
Jogaram ainda: Andrii Nerush, Igor Borsuk (Cap.), Oleg Zborovsky, Andrii Borsuk, Korniichuk, Pachev e Maksym Voitok
Treinador: Mykola Kostenko 
Golos: 2.º Período: Voitenko (16') e Korniichuk (20'), Shcherytsia (20') e Andrii Pashko (23'); 3.º Período: Shcherytsia (34)
Disciplina: cartão vermelho a Hladchenko (15') e amarelo a Andrii Pashko (23') e Shcherytsia (23')

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, André Lourenço, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda Tiago Petrony, Bruno Torres (Cap.), Bernardo Lopes, Rúben Brilhante, Rodrigo Pinhal, Miguel Pintado e Von
Treinador: Mário Narciso
Golos: 1.º Período: Jordan Santos (1'); 2.º Período: Léo Martins pen. (15'), Jordan Santos (15') e Léo Martins (22' e 24'); 3.º Período: Léo Martins (26') e Jordan Santos (36')
Disciplina: cartão amarelo a Rodrigo Pinhal (30') e Von (30')


;

Notícias