Seleção Sub-21

Portugal entra a vencer na qualificação para o Euro-2023

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas bateu a Bielorrússia por 1-0, na Amadora.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA 

RELATÓRIO MEDIA

A Seleção Nacional sub-21 estreou-se esta segunda-feira na fase de qualificação para o Europeu 2023 com uma vitória por 1-0 sobre a Bielorrússia.

Os 809 adeptos que estiveram presentes no Estádio José Gomes puderam ver uma boa entrada da Equipa das Quinas, que rapidamente impôs a sua identidade e instalou-se no meio-campo adversário. A formação nacional circulava a bola e tentava ser criativa na procura do golo, que conseguiu aos 32’, através da cobrança bem-sucedida de um pontapé de penálti por intermédio de Fábio Vieira (32’). Apesar da ousadia dos internacionais portugueses, o resultado não mais se alterou até ao intervalo.

A toada da segunda parte foi muito semelhante à da primeira, mas Portugal chegou menos vezes com perigo à baliza adversária. Houve boas iniciativas individuais e jogadas coletivas bem trabalhadas, mas a Bielorrússia – apesar de reduzida na maioria das vezes ao seu reduto defensivo -, nunca se entregou e conseguiu manter a sensação de poder marcar, o que exigiu aos comandados de Rui Jorge concentração máxima e grande equilíbrio emocional neste encontro inaugural de um novo ciclo competitivo.

Não tendo havido mais golos, Portugal assegurou os primeiros 3 pontos no grupo D da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Geórgia/Roménia 2023.

Rui Jorge em discurso direto:

“A velocidade de circulação de bola poderia ter sido maior. Mesmo com a Bielorrússia a defender tão baixo poderíamos ter encontrado mais espaços. Não estavam perfeitos a nível defensivo e não fomos capazes de aproveitar os erros defensivos deles. Não fiquei entusiasmado com o jogo.
Espero que seja uma grande geração do futebol português. Mas temos de o demonstrar. Vejo muita qualidade com bola. A verdade é que perante a diferença entre as duas equipas ficar até ao último minuto com o resultado incerto não foi o melhor que poderíamos ter feito.
Sabíamos que perante Portugal eles poderiam reforçar o setor defensivo. Devíamos ter arriscado um pouco mais.
Os resultados são sempre uma consequência daquilo que conseguimos demonstrar. Preocupa-me melhorar a qualidade de jogo. Se fizermos bem as coisas, vamos ter mais oportunidades, marcar mais golos e depois os resultados aparecem.”

Tomás Händel em discurso direto:

“O mais importante foi entrar a ganhar numa fase de qualificação. Temos de melhorar, há tempo e espaço para isso. Tivemos oportunidades para fazer mais golos, mas isso não foi possível. Também foi importante não termos sofrido golos.
É um orgulho para mim ter representado a seleção nacional. Há muito que trabalho para isso. Estou muito feliz com a minha estreia. Tenho muito a melhorar, mas estou feliz.
Sabíamos que íamos ter o controlo do jogo. Não é fácil defrontar equipas que colocam 11 jogadores atrás da linha da bola. Conseguimos fazer um golo, não foi possível fazer mais. E foi bom não termos sofrido golos.”


;

Notícias