Alan lidera Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia

Futebol Praia Fem. - Seleção A

O antigo internacional português integra os quadros da FPF.

A FPF aposta na Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia e Alan Cavalcanti vai assumir o comando técnico da Equipa das Quinas.

O antigo internacional português, que se despediu da Seleção Nacional em 2018, após quase 500 internacionalizações, vai dirigir a equipa feminina que irá participar já na Superfinal da Liga Europeia Feminina, entre 9 e 12 de setembro, na Figueira da Foz. Portugal vai defrontar Inglaterra (9 de setembro), Suíça (10 de setembro) e República Checa (11 de setembro) nessa competição organizada pela Beach Soccer Worldwide.

Esta aposta surge depois da realização da 1.ª edição do Campeonato Feminino de Futebol de Praia, que terminou com a vitória do ACD Sótão. A missão é proporcionar cada vez mais oportunidades e espaço a equipas femininas, aumentando o número de competições nacionais e internacionais.

Em declarações ao fpf.pt, Alan mostrou-se muito satisfeito com esta aposta: “É com grande prazer e orgulho que volto à FPF e à Seleção Nacional. Depois de uma carreira de 20 anos enquanto jogador, surgiu este novo projeto no futebol de praia feminino. Vou tentar que toda a minha experiência enquanto jogador - e o que aprendi ao longo destes anos – seja positiva para ensinar e orientar as jogadoras", assegurou.

O Selecionador Nacional analisou ainda a evolução da vertente feminina do futebol de praia: "Estamos a dar os primeiros passos. Queremos dar continuidade e proporcionar cada vez mais experiências às jogadoras. A atleta portuguesa é tecnicamente muito boa, falta apenas aquela ambientação ao jogo na areia. Quase todas vêm do futsal ou futebol e, por isso, temos de incutir-lhes a experiência de jogar na areia. No fundo, é o mesmo processo que aconteceu na seleção masculina quando eu cheguei há 20 anos", acrescentou.

Entre 9 e 12 de setembro, a Equipa das Quinas vai participar pela primeira vez numa fase final da Liga Europeia, e logo como em casa, na Figuera da Foz: "É um projeto ambicioso. Temos de ir passo a passo e daqui a poucos dias já temos o primeiro jogo da Superfinal da Liga Europeia. Todas as convocadas vêm do campeonato nacional e acho que com um bom trabalho podemos ter bons resultados nesta primeira experiência”, destacou Alan.


;

Notícias