Podcast: a experiência do VAR, com João Pinheiro

Portugal Football School

Internacional português, de 33 anos, explica as vantagens do sistema como poderoso auxílio do trabalho dos árbitros

No 18.º episódio do podcast “Ciência e Futebol”, do Portugal Football Observatory, o árbitro internacional João Pinheiro, 33 anos -- melhor árbitro português na época 2020/2021, VAR em dois jogos do Euro-2020 e noutros contextos internacionais como o Euro Sub-21 em 2019 – destaca o vídeo-árbitro como um “poderoso instrumento de auxílio” dos árbitros de campo.

Fazendo uso da dupla experiência que tem neste tema (como árbitro de campo e como VAR, na régie), João Pinheiro não tem dúvidas em afirmar que “o VAR veio ajudar o futebol e os árbitros, acima de tudo”. “Desde que existe o VAR”, acrescenta, “quem está como árbitro de campo está mais à vontade, porque passou a existir um instrumento que, na maioria dos casos, o ajuda muito a fazer um trabalho ainda melhor”.

João Pinheiro acrescenta que a experiência como VAR tem-no ajudado a olhar para a função de árbitro de campo “de maneira diferente”. “Faz-nos ver o jogo e o trabalho do nosso colega de maneira diferente. É muito enriquecedor e ajuda-nos a evoluir, dá para aprendermos com os erros e, com isso, evoluirmos e ficarmos ainda melhores”.

Por tudo isto, o árbitro da AF Braga, internacional há cinco anos, conclui, de forma convicta: “O VAR é uma ferramenta útil e veio para ficar. No final de cada época é claro perceber que trouxe imensos benefícios"

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;

Notícias