COMITÉ DO PROJETO GOALS REÚNE PARA DISCUTIR PLANO DE TRABALHOS

Responsabilidade Social

A FPF participa no projeto GOALS, um projeto financiado pela União Europeia, que visa melhorar a governação ambiental nas organizações de futebol.

A Direção do Comité do projeto GOALS reuniu no passado dia 13 de julho, no estádio Benito Villamarín, em Sevilha, para discutir o ponto de situação dos trabalhos em curso, com todas as federações e organizações participantes no projeto.

Em cima da mesa, uma agenda bastante ambiciosa, na qual estavam previstos os seguintes temas:

- o impacto direto e indireto das organizações desportivas na pegada ambiental;

- a análise da governação ambiental;

- a apresentação da campanha de consciencialização a todas as organizações participantes;

- a gestão da replicabilidade do projeto nas diferentes associações;

- o plano de comunicação;

- questões administrativas.

Desta reunião, foi validado o desenvolvimento de uma plataforma online para facilitar o cálculo da pegada ambiental dos clubes e que, consequente, apresente sugestões de melhoria tendo em conta a avaliação dos dados.

Foram definidas as datas dos próximos passos, com previsão até 2023.

Ficou definida a campanha de comunicação global do projeto, com apresentação de casos reais, presença nas redes sociais (Twitter, LinkedIn e Instagram), divulgação de newsletters semestrais e organização de diversos eventos nos quais poderão ser apresentados alguns resultados.

A próxima reunião ficou agendada para a manhã de 17 de setembro, via videochamada.

Já a reunião presencial, deverá acontecer no mês de dezembro em Portugal.

Responsabilidade social

A participação da FPF no projeto europeu GOALS insere-se na política de atuação da Federação Portuguesa de Futebol, que promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental, procurando diminuir o impacto do futebol e de toda a atividade da FPF no meio ambiente, sempre na defesa de um planeta melhor.

Nesse sentido, a Federação tem dado passos importantes e inovadores, nos quais se destaca a utilização de painéis solares na Cidade do Futebol, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um complexo sistema de equipamentos de purificação. Estas são algumas das ações realizadas para tornar a Cidade do Futebol sustentável e amiga do ambiente.

A FPF também conseguiu organizar um evento Carbono Zero®, num jogo de preparação entre Portugal e os EUA. Foi a primeira vez que se associaram as alterações climáticas e a floresta a um jogo de futebol, certificando-o como um evento ambiental e socialmente responsável.

 


;

Notícias