Portugal defronta Omã, Senegal e Uruguai no Mundial

Futebol Praia - Seleção A

A Equipa das Quinas no Grupo D do Mundial, que se realiza no em Moscovo, entre 19 e 29 de agosto. Mário Narciso já reagiu ao sorteio.

O sorteio da fase de grupos do Campeonato do Mundo de Futebol de Praia 2021 realizou-se, esta quinta-feira, na sede da FIFA em Zurique, na Suíça, e ditou que Portugal vai defrontar as seleções de Omã, Senegal e Uruguai no Grupo D da competição que vai decorrer entre 19 e 29 de agosto, em Moscovo, na Rússia.

Portugal vai iniciar o Mundial frente a Omã, a 20 de agosto (19h00 locais; 17h00 em Lisboa), seguindo-se o Senegal, dois dias depois (20h30 locais; 18h30 em Lisboa). A Equipa das Quinas fecha a fase de grupos ao defrontar o Uruguai, a 24 de agosto (19h00 locais; 17h00 em Lisboa). Os dois primeiros classificados de cada agrupamento apuram-se para os quartos de final do Mundial, que se disputam a 26 de agosto. Caso garanta a qualificação, Portugal vai enfrentar uma equipa do Grupo C. As "meias" serão disputadas a 28 de agosto. A final está agendada para 29 de agosto.

HISTÓRICO COM OMÃ
HISTÓRICO COM SENEGAL
HISTÓRICO COM URUGUAI

Em Moscovo são mais duas horas que em Portugal Continental.

No sorteio esteve Madjer, atual coordenador de futebol de praia da FPF e considerado o melhor jogador de sempre da modalidade, participou no evento juntamente com Alexey Smertin, antigo internacional russo de futebol.

Atual detentor do título mundial, Portugal disputará pela 18.ª vez um Campeonato do Mundo (o 10.º sob a organização da FIFA). A Equipa das Quinas já se sagrou campeão por três vezes (2001, 2015 e 2019).

Mário Narciso, Selecionador Nacional, já reagiu ao sorteio:
- "Estão aqui as 16 melhores equipas do Mundo. Qualquer que fosse o grupo não iria ser fácil. Acredito que há grupos mais fáceis, mas também penso que existem outros mais difíceis. Temos de ficar em primeiro ou segundo do grupo para passar à fase seguinte. Vamos cruzar com o grupo do Brasil, que na minha opinião é o grupo mais forte do Mundial, onde está a Suíça e a Bielorrússia, duas grandes equipas europeias, e também El Salvador"

- "Relativamente a Omã, é o adversário com que temos de nos identificar melhor, já que é o primeiro jogo. É uma equipa que joga muito na força, estou convencido de que a maioria da equipa será a mesma que defrontámos no Mundial 2019. O Senegal também defrontámos em 2019, é uma equipa tipicamente africana, tudo na base da força e do físico. O Uruguai é só a equipa que ficou em 2.º lugar agora no apuramento da zona sul-americana, tendo inclusivamente ganho ao Paraguai, uma equipa fortíssima. São três seleções com as quais teremos de ter o máximo cuidado possível"

- "O detentor do título é sempre um dos alvos a abater. Estou convencido de que qualquer equipa quer ganhar a Portugal, mas também à Rússia, Brasil e a Espanha. Estas acabam por ser as equipas às quais todos querem ganhar".

Eis a composição dos grupos:

Grupo A
Rússia
Estados Unidos
Paraguai
Japão

Grupo B
Moçambique
Espanha
Emirados Árabes Unidos
Taiti

Grupo C
Bielorrússia
El Salvador
Suíça
Brasil

Grupo D
Portugal
Omã
Senegal
Uruguai

Calendário:
Fase de Grupos: 19 a 24 de agosto
Quartos de final: 26 de agosto
Meias-finais: 28 de agosto
Final e atribuição do 3.º lugar: 29 de agosto

Fase a eliminar:
Quartos de final 1: 1.º Grupo D – 2.º Grupo C
Quartos de final 2: 1.º Grupo C – 2.º Grupo D
Quartos de final 3: 1.º Grupo B – 2.º Grupo A
Quartos de final 4: 1.º Grupo A – 2.º Grupo B

Meia-final 1: Vencedor dos quartos-de-final 4 - Vencedor dos quartos-de-final 2
Meia-final 2: Vencedor dos quartos-de-final 3 - Vencedor dos quartos-de-final 1

Final: Vencedor da meia-final 1 - Vencedor da meia-final 2

CALENDÁRIO DE JOGOS

ACREDITAÇÃO MEDIA


;

Notícias