Portugal termina no 1.º lugar e defronta Azerbaijão nos "quartos"

Futebol Praia - Seleção A

Vitória frente à Ucrânia, por 1-0, na última jornada da fase de grupos de qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia 2021.

A Seleção Nacional de Futebol de Praia confirmou, esta quarta-feira, o 1.º lugar do Grupo A, ao derrotar a Ucrânia, por 1-0, na terceira jornada da fase de grupos da qualificação para o Mundial 2021.

Com esta vitória no agrupamento - com nove pontos -, a Equipa das Quinas defrontará nos quartos de final o Azerbaijão, que ficou em 2.º lugar no Grupo D, depois da vitória da Suíça por 6-5. O jogo decisivo - que dará a passagem às meias-finais e o consequente apuramento para o Mundial 2021 - acontece na sexta-feira, pelas 19h30.

Quanto à partida, assistiu-se a uma autêntica "batalha" entre duas grandes equipas. Muito equilíbrio, muitos duelos e Portugal acabou por fazer uma exibição muito inteligente. Colocou-se em vantagem por intermédio de Bê Martins (16') no 2.º Período. No derradeiro tempo, a formação lusa ainda dispôs de algumas ocasiões, negadas pelo guardião ucraniano. Nos instantes finais, a equipa orientada por Mário Narciso soube controlar a partida, revelando grande inteligência na gestão do jogo.

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "Já se sabia que seria uma batalha, alertámos os jogadores para isso. Para ganhar tínhamos de lutar tanto como eles e isso aconteceu. Temos jogadores mais evoluídos tecnicamente, mas enfrentámos aqui uma equipa muito intensa e aguerrida. Defendemos muito bem, as coisas aconteceram como tínhamos pensado. Foi uma vitória difícil, mas muito saborosa"

- "Nesta sexta-feira há dia de descanso, apenas com uma atividade física ligeira. Os jogadores vão recuperar certamente, até porque temos um staff médico fantástico, são uns verdadeiros campeões. Desde o médico ao enfermeiro, passando pelo fisioterapeuta. É gente de muita competência, tenho de agradecer todo o trabalho que têm feito com esta Seleção".

Rúben Brilhante, internacional português, em discurso direto:
- "Foi um jogo difícil, já estávamos à espera. Foi o segundo jogo entre as seleções num espaço de uma semana. Foi duro, mas a nossa união e entreajuda fizeram toda a diferença. Felizmente, conseguimos vencer.

- "Qualquer adversário nesta fase será complicado e tem de ser encarado com o máximo respeito. O Azerbaijão é uma equipa que nunca dá uma bola por perdida, muito aguerrida e agressiva. Luta por cada lance como se da vida se tratasse. Temos de igualá-los ou superá-los nesse capítulo da intensidade. Depois, a nossa qualidade fará a diferença".

A fase final do Mundial de Futebol de Praia 2021 realiza-se entre 19 e 29 de agosto, em Moscovo.

Ficha de Jogo
Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo
3.ª jornada do Grupo A

Nazaré, Portugal
Estádio do Viveiro – Jordan Santos

1.º Árbitro: Gionni Matticoli (Itália)
2.º Árbitro: Saverio Bottalico (Itália)
3.º Árbitro: Torsten Guenther (Alemanha)
Cronometrista: Annett Unterbeck (Alemanha)

PORTUGAL 1-0 UCRÂNIA
(0-0 no 1.ª Período)
(1-0 no 2.ª Período)
(1-0 no 3.ª Período)

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, Bê Martins, Belchior (Cap.) e Léo Martins
Jogaram ainda: Pedro Mano, Bruno Torres, Bernardo Lopes, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, André Lourenço e Von
Treinador: Mário Narciso
Golos: 2..º Período: Bê Martins (16')
Disciplina: cartão amarelo a Bê Martins (32')

Ucrânia (cinco inicial): Hladchenko, Borsuk (Cap.), Zborovskyi, Medved e Pachev
Jogaram ainda: Andrii Nerush, Korniichuk, Voitok, Makeiev, Zavorotnyi, Voitenko e Shcherytsia
Treinador: Kostenko Mykola
Golos: nada a assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Borsuk (7'), Makeiev (26'), Zborovskyi (31') e Voitenko (32')


;

Notícias