Portugal nos quartos de final da qualificação para o Mundial

Futebol Praia - Seleção A

Vitória frente à Turquia, por 4-2, sela passagem à próxima fase do apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia 2021.

A Seleção Nacional de Futebol de Praia garantiu, esta terça-feira, a passagem aos quartos de final da fase de qualificação para o Mundial 2021, ao derrotar a Turquia por 4-2, no Estádio Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. Recorde-se que as equipas que se apurarem para as meias-finais carimbam automaticamente o passaporte para o Campeonato do Mundo.

FOTOGALERIA

Com este triunfo, Portugal passa aos quartos de final, juntamente com a Ucrânia (venceu o Cazaquistão, por 6-1), ambos com seis pontos. Esta quarta-feira, a formação portuguesa e a ucraniana defrontam-se (16h45) para disputar o primeiro lugar do Grupo A. Quem garantir a vitória no agrupamento vai jogar frente ao 2.º classificado do Grupo D nos “quartos” que se disputam na sexta-feira, enquanto o segundo classificado vai enfrentar o líder do mesmo Grupo D. Os semifinalistas garantem um lugar no Mundial. 

A fase final do Mundial de Futebol de Praia 2021 realiza-se entre 19 e 29 de agosto, em Moscovo.

Quanto à partida, Portugal criou muitas oportunidades e colocou-se na frente do marcador aos 9' e logo com dois golos nesse minuto, primeiro por Léo Martins e, depois, por Belchior. No 2.º tempo, a Equipa das Quinas manteve o domínio total e conseguiu aumentar a vantagem, novamente por Léo Martins (24'). A formação orientada por Mário Narciso criava muitas ocasiões, com Mehmet Aslamaci em grande evidência, ao negar vários golos a Portugal. No derradeiro tempo, Bê Martins (26') colocou o marcador em 4-0 com um golo de belo efeito. Na parte final do encontro, Cem Keskin (31' e 35') reduziu e fechou as contas do jogo em 4-2.

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "Sabíamos que tínhamos pela frente uma equipa mais poderosa física e tecnicamente que o Cazaquistão. Acabámos por conseguir criar uma vantagem no marcador que nos permitiu fazer descansar alguns elementos com mais jogo nas pernas. Juntámos o útil ao agradável".

- "O jogo desta quarta-feira é importantíssimo. Vamos cruzar com o Grupo D e sabemos que não é a mesma coisa jogar com a Suíça - que já tem o 1.º assegurado - ou com o Azerbaijão, por exemplo. Vamos fazer tudo para conseguir ganhar o jogo e tentar ficar em 1.º lugar no nosso grupo".

- "Com a Ucrânia vai ser um embate dificílimo, é uma equipa muito evoluída a todos os níveis. Os jogadores ucranianos não têm quebras de ritmo durante o jogo e possuem uma grande cultura tática. Vão criar-nos problemas, mas vamos tentar ultrapassá-los".

Rodrigo Pinhal, internacional português, em discurso direto:
- "Foi uma vitória muito importante para as contas do grupo. Dominámos claramente o jogo e conseguimos alcançar os quartos de final".

"É sempre um jogo complicado, a Ucrânia é uma equipa muito aguerrida. No entanto, acho que a nossa qualidade vai prevalecer e vamos conseguir mais uma vitória. É fundamental ficarmos em 1.º lugar, não só por apanharmos uma equipa do outro grupo teoricamente menos forte, mas também por sermos a melhor seleção do Mudo e por pensarmos sempre em ganhar".

Ficha de Jogo
Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo
2.ª jornada do Grupo A

Nazaré, Portugal
Estádio do Viveiro – Jordan Santos

1.º Árbitro: Viktor Listratov (Rússia)
2.º Árbitro: Vitalij Gomolko (Lituânia)
3.º Árbitro: Torsten Guenther (Alemanha)
Cronometrista: Sofien Benchabane (França)

PORTUGAL 4-2 TURQUIA
(2-0 no 1.º Período)
(3-0 no 2.º Período)
(4-2 no 3.º Período)

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, Bê Martins, Belchior (Cap.) e Léo Martins
Jogaram ainda: Tiago Petrony, Bruno Torres, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, André Lourenço, Von e Miguel Pintado
Treinador: Mário Narciso
Golos: 1.º Período: Léo Martins (9') e Belchior (9'); 2.º Período: Léo Martins (24'); 3.º Período: Bê Martins (26')
Disciplina: cartão amarelo a Rúben Brilhante (30')

Turquia (cinco inicial): Mehmet Aslamaci, Volkan Yesilirmak,  Baris Terzioglu, Seyit Ahmet e Efe Deniz
Jogaram ainda: Yucel (Cap.), Ege Alkan, Cem Keskin, Serkan, Oguzhan, Ferhat e Omer Benlidayi.
Treinador: Emra Aykurt
Golos: 3.º Período: Cem Keskin (31' e 35')
Disciplina: cartão amarelo a Cem Keskin (26') e a Oguzhan (28')


;