Podcast: a inteligência artificial no futebol, com Rui Marcelino

Portugal Football School

O que pode o futuro trazer à análise do jogo e das equipas? Viagem a um “admirável mundo novo”.

E se um dia uma máquina pudesse ajudar os clubes a recrutar futebolistas com as características que mais interessam ao treinador? E se outra máquina, ou a mesma, “dissesse” ao treinador, em pleno jogo, que futebolistas estão em quebra de rendimento, quer na sua equipa quer na do adversário? Ficção científica? Apenas em parte - e com tendência a tornar-se realidade.

Rui Marcelino é professor no Instituto Universitário da Maia, onde dirige o departamento de ciências do desporto, coordena o mestrado em treino desportivo e foi mentor do Sport Analytics Lab. A sua investigação desenvolve-se na área da análise de performance, com foco em indicadores coletivos, sendo que ultimamente tem-se dedicado em particular à computação e à inteligência artificial.

Nesta conversa, correspondente ao 15.º episódio do podcast "Ciência e Futebol", do Portugal Football Observatory, Rui Marcelino explica o caminho que a ciência de computação – ou de dados, como prefere denominar – está a fazer no sentido de juntar-se à ciência do desporto para ajudar todos os agentes do futebol a melhorar. E, com isso, a melhorar a modalidade.

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;

Notícias