Seleção Sub-17

Joaquim Milheiro: "Estão a agarrar o presente e o futuro"

Seleção Sub-17

Dez dias de trabalho na Cidade do Futebol concluídos nesta terça-feira

A Seleção Nacional de Sub-17 terminou nesta terça-feira um estágio que decorreu desde 30 de maio na Cidade de Futebol. Foram 10 dias de trabalho intenso sob a orientação de Joaquim Milheiro, que chegaram ao fim com a realização de um jogo treino diante dos Sub-19 do Belenenses. 

No final do estágio, Joaquim Milheiro, treinador nacional e coordenador técnico das seleções jovens, fez um balanço dos trabalhos: "A principal procupação foi a readaptação às dinamicas das seleções nacionais. Depois de um período de 14 meses de paragem, foi preciso trazer os jogadores para a cultura das seleções, a nossa identidade de jogo, a intensidade do treino e da química que deve existir entre os jogadores. Também me parece importante é que nós integramos em dois estágios nove jogadores pela primeira vez no contexto das seleções nacionais. Dos 38 há 17 que ainda não tiveram a oportunidade de ser internacionais, mas estão a ter um envolvimento máximo para terem a oportunidades. O grupo viu acrescentar qualidade com a entrada deste jogadores, existindo mais opções para no futuro poder tomar decisões na construção da equipa".

Mas não só, explica Joaquim Milheiro: "Este estágio também permitiu aferir o rendimento dos jogadores depois de uma paragem tão prolongada; queríamos perceber a dimensão do jogo deles, individual, intersectorial e coletivo. A maior parte deles não teve competição nem treinos em ambiente normal. É preciso ver que esta geração perdeu sensivelmente 13 estágios, dos quais cinco em contexto competitivo, e perdeu um Campeonato da Europa e um Campeonato do Mundo. Em termos de desenvolvimento há aqui handicaps que vamos ter de atenuar, com o tempo e com uma aposta muito grande na regularidade dos estágios, de forma a suprir esta falta de desenvolvimento que existiu. Noto uma grande determinação dos jogadores para ultrapassarem esta barreira que lhes foi colocada. Estão a agarrar o presente e o futuro com esperança".

O próximo estágio realiza-se de 27 a 30 de junho.

Recorde a convocatória:

AC Ajaccio: Victor Lebas
Angers SCO: Lois Martins 
AS Nancy: Matéo de Sá Esteves
CD Tondela: Martim Coelho
FC Girondins de Bordeaux: Mathias de Amorim
FC Porto: António Ribeiro; Gabriel Brás; Pedro Virgínia 
GD Estoril Praia: José Matos 
Manchester City: Carlos Borges 
Paris Saint-Germain: Louis Mouquet
SC Braga: Eduardo Santos; Miguel Falé; Nuno Matos
SL Benfica: Diogo Spencer; João Neves 
Sporting CP: Diogo Pinto; João Pereira; Martim Marques; Mateus Fernandes; Youssef Chermiti 
VFB Stuttgart: Luís Ribeiro 
Vitória SC, SAD: Rodrigo Granja; Tiago Aguiar


;

Notícias