Seleção A Feminina

Dolores Silva: "Jogo de máxima exigência"

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa lança o encontro de quinta-feira com a seleção dos EUA, que passará em direto no Canal 11.

A Seleção Nacional feminina A efetuou esta terça-feira um treino em Houston, cidade onde vai defrontar a sua congénere dos EUA, quinta-feira, pelas 19h38 locais, no Estádio BBVA. O jogo passará em direto no Canal 11, à 01H38 de sexta-feira [Lisboa está adiantada seis horas e relação ao estado do Texas].

No segundo dia da Equipa das Quinas em solo norte-americano, a porta-voz de Portugal foi Dolores Silva. A centrocampista do SC Braga anteviu um jogo de elevado grau de dificuldade frente à equipa dos Estados Unidos e falou da expetactiva de jogar num estádio cheio.

"Vai ser um jogo de máxima exigência para nós. Temos pela frente as Campeãs Mundiais, com jogadoras excecionais que são referências no futebol feminino. Além disso, estamos em momentos de época opostos. Nós vamos encerrar uma temporada desgastante, elas no começo da época e em busca da melhor forma para os Jogos Olímpicos", referiur Dolores Silva, garantindo que o desafio seguinte, diante da Nigéria (13 de junho), "também será difícil".

"Para nós, é um privilégio disputar jogos deste nível. São desafios que vão testar a nossa capacidade de superação enquanto grupo. No início da próxima época, vamos ter o apuramento para o Mundial de 2023 e é importante afirnar procedimentos antes das férias", explicou.

A possibilidade de ver cerca de 20 mil adeptos nas bancadas não incomoda a internacional portuguesa, pelo contrário: "Essa imagem só me deixa entusiasmada. Depois de um ano tão atípico e com bancadas vazias, é uma alegria jogar com público no estádio. É bom sentir os adeptos a vibrar com o jogo, seja para que lado for. Nós só temos saudades dessa 'normalidade'". 

Apuramento em setembro

Os encontros em Houston, ambos com transmissão em direto no Canal 11, servirão para a Equipa das Quinas preparar a qualificação do Campeonato do Mundo de 2023, que começará em setembro. A estreia na qualificação será frente à Turquia, fora de casa, a 16 de setembro. Segue-se uma visita a Israel três dias depois (19 setembro).

Portugal, recorde-se, vai lutar por um lugar no próximo Mundial com as seleções de Alemanha, Sérvia, Turquia, Israel e Bulgária. 

Décimo encontro entre portuguesas e norte-americanas

Portugal defrontou a poderosa seleção norte-americana, Campeã do Mundo em título, em nove ocasiões, tendo saído desses confrontos em desvantagem. O último embate entre as duas seleções aconteceu a 3 de setembro de 2019, com os EUA a baterem Portugal por 3-0, num jogo em que Carli Lloyd bisou e Lindsey Horan também marcou.

As internacionais portuguesas nunca mediram forças com a Nigéria, adversária que vão encontrar a 13 de junho.

Recorde a lista de convocadas:

Famalicão: Rute Costa e Mariana Azevedo
Kansas City: Jéssica Silva
Marítimo: Telma Encarnação e Bárbara Santos
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva e Andreia Norton
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth, Catarina Amado, Beatriz Cameirão e Lúcia Alves
Sporting CP: Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Joana Marchão, Andreia Jacinto, Alícia Correia, Inês Pereira e Diana Silva
Stade de Reims: Mélissa Gomes

Programa de atividades da Seleção Nacional***:

08.06.2021 | terça-feira
18h00 Treino

09.06.2021 | quarta-feira
18h00 Treino 

10.06.2021 | quinta-feira
19h38 Jogo EUA x Portugal

11.06.2021 | sexta-feira
18h00 Treino

12.06.2021 | sábado
17h30 Treino

13.06.2021 | domingo
18h15 Jogo Portugal x Nigéria

14.06.2021 | segunda-feira
11h30 Partida para Amesterdão

15.06.2021 | terça-feira
07H15 Chegada a Amesterdão
10h55 Chegada a Lisboa

***As horas mencionadas neste programa são as locais. Em Portugal continental são mais seis horas.


;

Notícias