Seleção Sub-21

Portugal na 9.ª final de futebol em 7 anos

Seleção Sub-21

Desde 2014, a Equipa das Quinas tem sido presença assídua nas fases decisivas dos torneios internacionais.

A final do Europeu sub-21 será a 9.ª em que Portugal participa desde o ano civil de 2014.

O prestígio dos diversos escalões das seleções portuguesas é grande desde há muito, mas os factos comprovam que as últimas temporadas têm sido especialmente boas para as cores nacionais no que diz respeito à conciliação entre resultados e qualidade de jogo apresentada nas grandes competições internacionais.

Desde 2014, Portugal garantiu presença nas finais de 1 Europeu sub-17, 4 sub-19, 2 sub-21 e 1 AA, sendo que a equipa principal ainda esteve no jogo decisivo da primeira Liga das Nações.

Se a análise se restringir aos sub-21, Portugal chegou a duas finais em seis anos (entre 2015 e 2021). No mesmo período de tempo, apenas a Espanha conseguiu igual registo, que é apenas superado pela Alemanha (3 finais). Mais nenhum país europeu se aproxima destes números, o que atesta bem a competitividade existente neste escalão.

Se esta final sub-21 for incluída numa análise com foco no futebol jovem (incluindo os escalões abaixo), esta será a 7.ª presença de Portugal num encontro decisivo desde 2014. Se se atender a que apenas a Espanha supera estes resultados, não é difícil concluir que as diversas Equipas das Quinas têm dado aos portugueses muitos motivos para sorrirem.

No próximo domingo pode haver mais um, desta vez completamente inédito, já que Portugal não tem qualquer título europeu sub-21 no seu historial.

 

 


;

Notícias