Podcast: José Couceiro e a idade relativa no futebol de formação

Portugal Football School

Vice-presidente da FPF e Diretor Técnico Nacional analisa o mais recente estudo do Portugal Football Observatory.

José Couceiro, 58 anos, tem experiência no futebol como jogador, treinador, sindicalista e dirigente. Em entrevista para o 14.º episódio do podcast “Ciência e Futebol”, analisa o mais recente estudo do Portugal Football Observatory, sobre o efeito da idade relativa no futebol nacional masculino de formação.

Nos escalões de formação, existe a possibilidade de jogadores nascidos em diferentes alturas do ano se encontrarem em diferentes fases de maturação biológica, com diferentes níveis de desenvolvimento físico e psicológico. Quando existe, o efeito da idade relativa pode constituir uma vantagem competitiva para os jogadores mais velhos e um fator de perda de talentos entre os jogadores mais novos.

José Couceiro admite que este efeito “existe no futebol como em várias áreas da vida”, mas acredita que a perda de talentos será residual, “sobretudo se falarmos de jogadores de topo”. Esta e outras conclusões do Diretor Técnico Nacional para conferir aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;
;
9 de Junho 2021
Foto

FPF/André Sanano