FPF assinala Mês da Saúde Digestiva

Responsabilidade Social

Pauleta é embaixador desta iniciativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que se prolonga até final do mês de junho.

No âmbito da sua política de atuação na área da Responsabilidade Social, a Federação Portuguesa de Futebol desenvolve várias iniciativas para a promoção da saúde e de hábitos de vida saudáveis na sociedade civil, incentivando a prática de desporto frequente e a adoção de comportamentos alimentares equilibrados.

Nesse sentido, a FPF coloca em destaque na sua agenda o Mês da Saúde Digestiva, uma ação de sensibilização da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), com o objetivo de alertar os portugueses para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo.

O Mês da Saúde Digestiva iniciou-se a 29 de maio (Dia Mundial da Saúde Digestiva) e prolonga-se até ao final do mês de junho, contando com a colaboração de embaixadores bem conhecidos dos portugueses, como o diretor da FPF e antigo internacional português Pedro Pauleta, o músico Pedro Abrunhosa e o chef Rui Paula.

Pauleta recomenda exercício físico e uma boa alimentação

A acompanhar os trabalhos da Seleção Nacional de Sub-21 na fase final do Europeu da categoria, em Ljubljana, Pauleta destaca a importância do desporto na saúde global e reconhece o seu papel como instrumento na prevenção de patologias do foro digestivo. "A performance física de um desportista depende essencialmente daquilo que come. A alimentação e o exercício físico, seja para um profissional ou para um amador, são fundamentais não só para uma boa saúde digestiva como para a saúde em geral”, frisa o responsável da FPF.

Pedro Abrunhosa defende uma vigilância regular da saúde digestiva. "Tenho 60 anos e vigio a minha saúde digestiva regularmente. É muito importante que façamos esse rastreio de forma constante e rigorosa", refere o músico. Já o chef Rui Paula faz notar que "somos o que comemos", pelo que "é muito importante seguir uma alimentação com equilíbrio" e ter "cuidado quer na seleção de alimentos quer na sua preparação".

Porque nos devemos preocupar?

Um em cada três portugueses sofre de doenças do aparelho digestivo, que são uma das causas de morte mais relevantes em Portugal.

Segundo dados de um inquérito promovido pela SPG, e divulgado esta segunda-feira, a maioria dos inquiridos revelou preocupações com a saúde digestiva (99% dos inquiridos) e as implicações da mesma na saúde global, contudo apenas 29% visitou um especialista e, destes, 49% fê-lo há mais de três anos.

Neste inquérito da SPG foi ainda identificada uma das preocupações gerais dos portugueses (94% dos inquiridos) - o stress, devido sobretudo a ansiedade, trabalho e questões financeiras – e o seu impacto negativo na saúde digestiva. 

Diagnóstico precoce pode salvar vidas

No que respeita ao impacto causado pela pandemia, 57% dos inquiridos afirma que aumentaram os seus níveis de stress neste período e 69% afirma que a conjuntura pandémica foi responsável pelo atraso na realização de exames de diagnóstico.

Exames de monitorização da saúde digestiva, como endoscopias e colonoscopias, são fundamentais para salvar vidas, por isso é tão importante que a SPG, com o apoio da FPF, de Pedro Pauleta e demais embaixadores da causa, sensibilizem a população sobre a prevenção e tratamento de doenças do aparelho digestivo, para não permitir que a pandemia atrase o diagnóstico destas doenças, particularmente as do domínio oncológico. 

 

 


;

Notícias