Podcast: Luís Castro analisa estudo sobre o efeito da idade relativa

Portugal Football School

Treinador que deixou recentemente o Shakhtar Donetsk foi responsável pela formação do FC Porto durante sete anos.

Luís Castro é um profundo conhecedor do efeito da idade relativa, objeto principal do mais recente estudo do Portugal Football Observatory, publicado esta terça-feira, 25 de maio.

Nos escalões de formação, existe a possibilidade de jogadores nascidos em diferentes alturas do ano se encontrarem em diferentes fases de maturação biológica, com diferentes níveis de desenvolvimento físico e psicológico. Quando existe, o efeito da idade relativa pode constituir uma vantagem competitiva para os jogadores mais velhos e um fator de perda de talentos entre os jogadores mais novos.

O estudo do observatório concluiu que este efeito é detetável, em Portugal, nos escalões de formação de futebol masculino. Luís Castro não se mostra surpreendido e confessa, mesmo, que “esperava uma prevalência ainda maior de jogadores nascidos na primeira metade do ano”.

“Tem de haver muita atenção da parte de todos para percebermos exatamente o que cada um dos jogadores precisa quando está aquém dos outros nessa dimensão física”, alerta o treinador que no final do último campeonato ucraniano deixou o Shakhtar Donetsk e antes tinha passado, entre outros clubes, por FC Porto, Penafiel, Rio Ave, GD Chaves e Vitória SC.

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;

Notícias