Podcast: a deteção de talentos e a formação de jogadores, com Israel Teoldo

Portugal Football School

Entrevista ao coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Brasil.

Na Liga dos Campeões, um futebolista tem de tomar, em média, 2500 decisões por jogo. Num jogo do campeonato de sub-20 brasileiro – portanto no limiar da transição entre a formação e os seniores – este número não ultrapassa as 1600.

A tomada de decisão representa um fator cognitivo a ter cada vez mais em conta na deteção de talentos e na formação de futebolistas. Israel Teoldo da Costa, especialista em ciências do desporto, explica as diferenças que ainda existem, neste capítulo, entre a Europa e a América do Sul, dando nota do trabalho que está a ser feito no Brasil e na Argentina, sobretudo, para tentar aproximar as realidades dos dois continentes.

Enquanto tal não sucede, os grandes clubes europeus apostam em contratar sul-americanos cada vez mais novos, de forma a poder incluir na sua formação, entre outros fatores, maior rapidez e assertividade na tomada de decisão.

Noutra parte da conversa, ficamos a saber que afinal – dizem os dados – o sucesso futebolístico está mais relacionado com desenvolvimento humano e económico do que julgávamos tendo em conta as ideias/mitos que alimentam o nosso imaginário.

Isto e muito mais para ouvir no 11.º episódio do podcast “Ciência e Futebol”, do Portugal Football Observatory.

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;

Notícias