FPF organiza webinar sobre inclusão social através do futebol

Responsabilidade Social

Iniciativa financiada pelo programa europeu Erasmus+, com o objetivo de combater a desigualdade no desporto.

 A Federação Portuguesa de Futebol organizou, na passada quarta-feira, um webinar internacional subordinado ao tema "Futebol como ferramenta de inclusão social", no qual foram apresentados três projetos de futebol inclusivo dinamizados em Portugal, com o apoio do organismo liderado por Fernando Gomes.

Esta iniciativa insere-se num ciclo de seminários digitais financiados pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus+, e que pretende unir federações, organizações sem fins lucrativos e grupos informais no combate à desigualdade no futebol e na utilização desse desporto como meio de transformação social.

Conduzido pela unidade de Responsabilidade Social da FPF, o webinar deu a conhecer o projeto 'Futebol de Rua' da associação CAIS, nomeado pela Federação para receber o prémio 'UEFA Foundation For Children' em 2017, e também divulgou o trabalho da ANDDVIS (Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual), nomeadamente o projeto de futebol para cegos 'Blind Football - The Game is coming", vencedor do prémio da FPF 'Futebol para Todos'.

Foi também apresentado o “Football For All Leadership Programme”, um curso de liderança para pessoas com deficiências desenvolvido pela organização Integrated Dreams, com o intuito de promover a empregabilidade no mundo do futebol para indivíduos com necessidades especiais. No final de cada apresentação, houve um momento para partilha de ideias e troca de impressões entre federações, organizações e todos os grupos e indivíduos participantes. 

O webinar da FPF fechou um ciclo de quatro seminários financiados pela Comissão Europeia, enquadrados na temática ‘Sports Inclusion: Education, Training and Exchange’. O primeiro, apresentado pela Associação de Futebol da Irlanda, um dos promotores principais dos seminários, arrancou em março de 2021, com uma abordagem conceptual à responsabilidade social no futebol.

Seguiu-se uma apresentação da federação finlandesa de futebol, sobre projetos anti-racismo implementados com êxito na Finlândia. Em abril, houve ainda um webinar conduzido por responsáveis do Gana, focado em futebol para o desenvolvimento. 

 


;

Notícias