Seleção A Futsal Feminino

Estreantes com ambição

Futsal Fem. - Seleção A

Liana Alves e Kaká estão entre as caras novas da convocatória de Luís Conceição e não escondem a felicidade de estar entre as melhores de Portugal.

Todas as temporadas, um grupo restrito de jogadoras consegue cumprir o sonho de chegar à principal Seleção Nacional feminina de futsal. Kaká e Liana Alves fazem parte desse grupo e não escondem a felicidade por verem o seu nome, pela primeira vez, na lista de Luís Conceição.

Liana Alves quer acrescentar resiliência 

O percurso de Liana Alves, de 25 anos, não deixava a jogadora adivinhar a chegada à elite da Seleção Nacional. "Marquei muitos golos na primeira fase do campeonato nacional (15). NO entanto, tive outra época assim e não se colocou a hipótese de vir à Seleção. Não estava mesmo à espera de ser chamada", contou, rotulando a sua presença como "um privilégio e uma grande responsabilidade".

"É incrível estar num grupo de elite como este, que foi vice-Campeão da Europa e ainda há pouco tempo meteu em sentido a Espanha (Campeã da Europa.), É uma oportunidade fantástica para aproveitar com todas as forças", acrescentou a pivô do Nun'Álvares, considerando que a sua "capacidade de luta e a resiliência podem ser úteis" à equipa de Luís Conceição.

"Esta seleção tem muita qualidade, não é fácil aparecer e ficar. Sinto que posso acrescentar algo em termos motivacionais", reforçou Liana Alves, licenciada em Educação Física pela UTAD, e a trabalhar como professora numa escola básica de Felgueiras. 

Kaká surpreendida com intensidade dos treinos

Catarina Silva, capitã do GD Chaves, e conhecida como Kaká, já tinha sido pré-convocada duas vezes para a Equipa das Quinas, mas só agora lhe foi concedida a oportunidade que procurava há algum tempo. "Fui pré-convocada, sim. As coisas não avançaram por causa da Covid. Tento sempre dar o meu melhor no clube. Se gostava de ter vindo antes? Gostava, mas agora estou muito feliz", confessou a jogadora, de 25 anos e natural de Mirandela. 

A atleta entende a sua chamada como uma recompensa pelo bom trabalho desenvolvido no emblema flaviense: "É muito bom ver o nosso trabalho recompensado. O facto de termos realizado bons jogos e alcançado uma manutenção tranquila fez com que o 'mister' se focasse nas jogadoras do GD Chaves. Pessoalmente, sinto-me bem e estou pronta para desfrutar desta experiência. Se puder ganhar um lugar na Seleção, tanto melhor", frisou. 

Realçando a oportunidade de "partilhar balneário com as melhores jogadoras de Portugal", a capitã do GD Chaves descreveu as suas primeiras impressões dos treinos da armada lusa: "Fiquei surpreendida com o grau de exigência e, sobretudo, a intensidade dos treinos. No GD Chaves, treinamos duas vezes por semana, o que é manifestamente pouco. Para poder acompanhar os trabalhos na Seleção, tento gerir bem o meu esforço. Acho que estou a conseguir", contou Kaká, que concilia o futsal com um emprego desgastante numa fábrica de produção agrícola.

"Todos os dias me levanto às seis da manhã para trabalhar às 7h00 nas colheitas de cogumelos. Quando tenho treinos, é às 20h00 e isso leva-me a adormecer tarde, depois da meia-noite. Não é uma gestão fácil de se fazer, é uma vida com muito suor, esforço e sem algumas horas de sono, mas a paixão que sinto pelo futsal ultrapassa qualquer obstáculo", disse a universal, que jogou futebol de 7 no SC Mirandela, antes de se mudar, aos 13 anos, para as quadras de futsal.

Jogo-treino com Novasemente esta quinta-feira

A Seleção Nacional efetuou esta quarta-feira mais um treino no Complexo Desportivo da Universidade do MInho, tendo em vista a preparação da Ronda de Elite de qualificação para o Europeu, que será disputada em outubro deste ano.

Para esta quinta-feira, estão previstos mais dois aprontos, incluindo um jogo-treino frente à equipa do Novasemente, em Espinho. O estágio de preparação da Equipa das Quinas vai decorrer até 8 de maio (sábado).

Programa da Equipa das Quinas:

06.05.2021 | quinta-feira
10h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho
20h00 - Jogo de preparação com Novasemente, em Espinho

07.05.2021 | sexta-feira
20h00 - Jogo de preparação no Complexo Desp. da Universidade do Minho

08.05.2021 | sábado
10h30 - Sessão de análise de jogo e balanço do estágio
13h00 - Regresso das jogadoras aos clubes

 

 


;

Notícias