Seleção Sub-19 Feminina

Joana Silva: "Experiência muito enriquecedora"

Futebol Fem. - Sub-19

A jogadora madeirense sonha com uma estreia na Seleção, mas para já está focada em mostrar o seu valor nesta primeira chamada à Seleção.

A Seleção Nacional feminina sub-19 prosseguiu esta quarta-feira com o estágio de preparação que arrancou na segunda-feira na Cidade do Futebol.

Uma das quatro estreantes nas eleitas de José Paisana para este estágio de preparação é a madeirense Joana Silva (juntamente com Sara Fernandes, Diana Nunes e Leonor Seiça), que explicou ao fpf.pt que esta experiência está a ser “bastante enriquecedora”.

“Esta é a minha primeira vez na Seleção Nacional e está a ser uma experiência muito enriquecedora. Estou a aprender muito e vive-se um ambiente muito agradável. A equipa técnica ajuda-nos imenso e pede-nos para fazer as coisas bem e aproveitarmos esta oportunidade. Dizem-nos para estarmos descontraídas, pois é normal que sintamos um pouco de nervosismo. No fundo é normal, pois estamos a ambientar-nos.”



Joana Silva joga como lateral esquerdo, mas pode jogar em outras posições.

“Gosto de jogar como lateral esquerdo, mas posso fazer outras posições. Gosto de jogar na ala, pois é uma posição que nos dá liberdade para avançarmos no terreno.”

Apesar de ser conterrânea de um dos melhores futebolistas da história do futebol, a jogadora de 17 anos (completa os 18 no dia 3 de novembro) conta que foi a irmã mais velha, que tem mais quatro anos, quem a motivou para o futebol.

“O Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo e um grande exemplo, as a verdade é que foi a minha irmã mais velha que me fez querer ser jogadora de futebol. Ela é quatro anos mais velha e eu gostava a de a imitar. Ela jogava futebol e eu queria ser como ela. Jogava na escola e com seis/sete anos fui para o Marítimo.”



A irmã mais nova, com 15 anos, tenta seguir-lhe os passos, mas Joana Silva garante que não lhe vai facilitar a vida a jogar como lateral esquerda.

“A minha irmã mais nova também gosta muito de futebol e joga no Marítimo na mesma posição que eu. Esta chamada à Seleção deixou as minhas irmãs muito satisfeitas, mas terá mexido mais com a mais nova que me pode ver como uma referência. Ela também joga como lateral esquerda, mas não quero perder a posição para ela. As mais velhas têm de se impor não é verdade?”, questionou entre risos. “tenho de lhe mostrar quem é que manda. Talvez me possa vir a ultrapassar, mas eu não vou querer deixar que isso aconteça, pois vou continuar a trabalhar para continuar a melhorar”, rematou num tom mais sério.

A finalizar, Joana Silva, que começou a jogar aos quatro anos, confessou que tem o sonho de se estrear com a Camisola das Quinas.

“Foi muito importante esta chamada  e quero agradecer esta  oportunidade que me deram. Fiquei muito feliz e é um grande ânimo para continuar a fazer o meu trabalho. Foi um grande orgulho e vou continuar a trabalhar para merecer a confiança da equipa técnica para poder ser chamada para estágios e eventualmente para os jogos. Quero muito vestir a Camisola da Seleção Nacional e ouvir o hino”, concluiu.

Recorda-se que Portugal vai disputar em outubro a primeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, cuja fase final terá lugar na República Checa, entre 27 de junho e 9 de julho de 2022. A segunda ronda de qualificação irá decorrer na Primavera de 2022.

Eis a lista atualizada de convocadas:
AD GRIJÓ: Diana Nunes;
AMORA FC: Joana Prazeres;
CLUBE DE ALBERGARIA: Leonor Alves: 
CS MARÍTIMO DA MADEIRA: Joana Silva e Lara Costa; 
FC FAMALICÃO: Maria Negrão e Sofia Barroso; 
LUSITANO FC VILDEMOINHOS: Maria Alagoa; 
PARIS SG: Nelly Rodrigues;
SC BRAGA: Bárbara Afonso e Maria Leonor;
SF DAMAIENSE: Adriana Rocha e Ana Assucena;
SL BENFICA: Beatriz Nogueira, Cláudia Mendinhas, Leonor Seiça, Matilde Silva, Sara Fernandes e Maria Malta;
SPORTING CP: Ana Oliveira, Catarina Mairos, Margarida Caniço e Nádia Bravo;
VARZIM SC: Inês Oliveira.


;
;
5 de Maio 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias