Seleção Sub-19 Futsal

Terminar da melhor forma

Futsal - Sub-19

A Equipa das Quinas venceu a Espanha, por 3-2, no último dia de trabalhos em Vila do Conde.

A Seleção Nacional de futsal sub-19 venceu, esta quarta-feira, a congénere espanhola, por 3-2, no segundo de dois jogos realizados no âmbito do estágio de preparação que decorreu em Vila do Conde.

Este momento de trabalhos foi o primeiro após a longa paragem do futsal de formação, provocada pela pandemia da Covid-19 e teve em vista a preparação para qualificação para o Campeonato da Europa, a ser realizada em março de 2022.

Recorde-se que já esta terça-feira as duas equipas se tinham encontrado, com a vitória a sorrir à formação de "nuestros hermanos".

Clique aqui para ver as melhores imagens dos dois encontros.

Primeira parte com ascendente português

A primeira metade do desafio, à semelhança do jogo desta terça-feira, teve boas oportunidades de golo para ambos os lados. Contudo, a formação portuguesa foi quem mais produziu (e desperdiçou) durante este período.

O primeiro golo da partida foi mesmo da Equipa das Quinas, desta feita de Raúl Moreira (13') que rematou para a baliza espanhola, aproveitando uma bola perdida na área. 

Portugal estava bem no encontro, mas quando pela frente está um adversário desta qualidade, todos os erros podem ser fatais. Foi o que aconteceu. Numa reposição de bola portuguesa, uma má receção do esférico possibilitou a Pablo Ordóñez (15') reestabelecer a igualdade na partida. 1-1 foi o resultado levado para os balneários. Novo empate ao intervalo, à semelhança do último jogo, mas desta feita com golos. 

Nota artística no segundo tempo

Portugal regressou dos balneários com ambição e destemida na luta pela vitória. José Luís Mendes tinha salientado, na véspera, a necessidade de se ser mais eficaz neste segundo encontro e a primeira metade não tinha correspondido ainda às exigências do Treinador Nacional. Contudo, os jogadores não viraram à luta, acreditando que, mais tarde ou mais cedo, o golo iria aparecer com mais frequência. 

Edmilson Sá (24') foi o primeiro a dar motivos de festejos à turma portuguesa, com um lance digno de registo. Simulação, finta espectacular e golo de Portugal. A Equipa das Quinas voltava a estar na frente do marcador. 

A vantagem portuguesa seria ampliada três minutos mais tarde, na sequência de um disparo fortíssimo de Tiago Macedo (27'), sem hipóteses de defesa para o guardião espanhol. 

No entanto, pela frente estava um grande adversário que jamais viraria a cara à luta, qualquer que fosse a desvantagem. A pressão deu frutos e Pablo Ordóñez (29') daria esperanças mais fundamentadas ao conjunto de Albert Canillas Alavés. Ainda assim, um desacerto na finalização e uma boa organização defensiva de Portugal acabariam por defraudadas as ambições espanholas e garantindo à Equipa das Quinas uma vitória bastante saborosa. 

José Luís Mendes em discurso direto:

"Conseguimos ser mais eficazes, mas mesmo assim na primeira parte podíamos ter feito mais golos. Claro que estou satisfeito, os jogadores mostraram sempre uma atitude fantástica. O jogo nem sempre foi bem jogoado, mas a entrega e a vontade em querer fazer as coisas que nós pedimos é fantástica. Eles também acreditam no processo, tal como nós, e quando toda a gente acredita nas coisas, o caminho para chegar a um final feliz é mais rápido. O que pretendemos é melhorar jogo a jogo, treino a treino, agora espero que as coisas aconteçam com mais frequência. Como disse ontem, o objetivo é prepararmos a fase de apuramento para o Campeonato da Europa que acontece em março. O nosso foco vai ser essencialmente aí. Queremos readquirir coisas que já tinham sido adquiridas na época anterior e a partir daí evoluir. Evoluir quando eles estão cá, mas o que fazemos cá é muito curto, portanto é nos clubes que eles têm que melhorar e evoluir todos os dias. É essa a mensagem que deixamos sempre no fim de cada estágio.

É óbvio que é uma vantagem termos jogadores no grupo já com experiências de Liga Placard. É muito bom, porque eles assim evoluem mais rapidamente. 

Com o regresso após 13/14 meses, a atitude e a garra que os jogadores demonstraram, a determinação e a vontade enorme de ganhar foi evidente e isso deixa-me muito satisfeito, como é óbvio. Fico feliz pelo resultado, porque é importante ganhar, mas fico sobretudo feliz por termos estado aqui três dias e termos melhorado muitas coisas e lembrado outras do nosso processo."

Lúcio Rocha em discurso direto:

"Foi um jogo muito complicado. Estávamos cientes das dificuldades e do valor que a Espanha tem. Sabíamos que para melhorar em relação a ontem tínhamos, sobretudo, que ser mais eficazes, que foi o que fomos hoje. Continuámos aguerridos, com a mesma atitude e acho que isso fez a diferença no jogo.

É pouco tempo de estágio, mas é sempre bom reencontrar os meus colegas que são fantásticos e têm muita qualidade. É bom para evoluirmos, treinarmos e convivermos uns com os outros e podermos representar o nosso país, dando sempre o nosso melhor."

Fique com as principais informações da partida desta quarta-feira:

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão de Desportos de Vila do Conde


Árbitros: Eduardo Coelho e Tiago Silva 
Terceiro árbitro: José Miguel Moreira
Cronometrista: Gustavo Barros

PORTUGAL 3-2 ESPANHA (1-1 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Pedro Ferreira, Diogo Augusto, Carlos Monteiro, Rodrigo Simão e Edmilson Sá.
Suplentes: Tiago Velho, Raúl Moreira,  Lúcio Rocha, Furtado - Cap., Xandoca, André Cruz, Rafael Freire, Rúben Teixeira e Tiago Macedo.
Treinador: José Luís Mendes.
Golos: Raúl Moreira (13'), Edmilson Sá (24'), Tiago Macedo (27')
Disciplina: -.

Espanha (cinco inicial): Bruno Galindo García, Jorge Espín, Alejandro Naranjo, Eloy de Pablos e Adrián Tapias.
Suplentes: Mario Gómez, David Montero, Adrián Rivera - Cap., Iosu Mendive, Eugenio Miramón, Pablo Ordónez, David Novoa, Alejandro Moñino e Joan M. Piris.
Treinador: Albert Canillas Alavés
Golos: Pablo Ordoñez (15' e 29')
Disciplina: -.

Eis a lista de convocados:
AD Modicus Sandim: Tiago Velho;
ADCR Caxinas Poça Barca: Carlos Monteiro, Furtado, Lúcio Rocha, Pedro Ferreira, Raúl Moreira, Rodrigo Simão e Rúben Teixeira;
CF Os Belenenses: André Cruz;
SC Braga: Xandoca;
SCU Torreense: Edmilson Sá;
SL Benfica: Diogo Augusto e Rafael Freire;
Sporting CP: Tiago Macedo.


;

Notícias