Seleção A Futsal Feminino

Sara Ferreira: "Chegar fortes ao apuramento"

Futsal Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa sublinha a importância do estágio que a Equipa das Quinas está a realizar em Braga.

A Seleção Nacional Feminina A de futsal realizou, esta terça-feira, mais dois treinos em Braga, onde se encontra concentrada desde domingo. No final dos preparos, a porta-voz da armada lusa foi Sara Ferreira. A ala do SL Benfica falou da importância do estágio e dos desafios que esperam a Equipa das Quinas. 

"Vir à Seleção é sempre uma felicidade. É o meu sentimento e acredito que seja partilhado por todo o grupo. Estávamos cheias de vontade de trabalhar neste espaço. Para as mais antigas, é uma oportunidade boa para relembrar processos, e imprimir solidez e consistência à nossa forma de jogar. Para as jogadoras que entram agora, o momento é de aprendizagem de coisas novas", começou por referir, em declarações a fpf.pt, assegurando que as três caras novas (Liana Alves, Ana Paula Pires e Kaká) "estão a integrar-se bem".

Para Sara Ferreira, o estágio que Portugal realizou em outubro, no ano passado, "soube a pouco". "Porque foram muitos meses de paragem e, num ano normal, haveria competição e mais estágios. Estes dias de trabalho são muito importantes por causa disso, para recuperar tempo perdido e melhorar o nosso entrosamento. Queremos chegar muito fortes ao apuramento para o Euro", explicou, com os olhos postos nos jogos que a armada lusa vai disputar de 19 a 24 de outubro, frente às seleções de Croácia, Polónia e Eslovénia.

A jogadora reconhece diferenças entre a qualificação para o primeiro Europeu feminino, de 2019, e a que Portugal vai iniciar. "A principal diferença é o facto de não jogarmos em nossa casa, pois os jogos vão ter lugar na Croácia. De resto, encaramos os adversários todos da mesma forma: jogamos para ganhar. Outra diferença tem a ver a experiência do nosso grupo. Estamos mais experientes, mais preparadas e mais maduras emocionalmente", garantiu.

Autora de 26 golos nesta temporada, ao serviço do SL Benfica, Sara Ferreira confessa estar "cada vez mais confiante e motivada para mostrar valor", embora não prometa golos com a camisola de Portugal. "Sinto que evoluí muito, devido à maior experiência e aos minutos de jogo que tenho somado. As minhas colegas do SL Benfica também ajudam. Fomos campeãs a três jornadas do fim, isso diz tudo", frisou, revelando o seu objetivo pessoal para a Seleção:  "A minha ambição é continuar aqui, ser útil e superar-me a mim mesma. Tento sempre dar o meu melhor". 

Com os olhos na Ronda de Elite de qualificação para o Euro

Os trabalhos na Cidade dos Arcebispos servem para Luís Conceição preparar a Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato da Europa, que irá decorrer entre 19 e 24 de outubro de 2021, e onde internacionais portuguesas, vice-campeãs da Europa, vão defrontar Croácia, Polónia e Eslovénia no Grupo 2.

A segunda edição do Europeu Feminino de Futsal, recode-se, avançou um ano no calendário, após o adiamento de várias competições por parte da UEFA, na sequência da pandemia de Covid-19. Assim, a fase final do próximo Campeonato da Europa, ainda com local por definir, irá realizar-se em março de 2022. 

Recorde a lista de 16 convocadas de Luís Conceição:
FC Vermoim - Ana Azevedo
GCR Nun'Alvares - Maria Odete (GR), Cátia Morgado, Ana Paula Pires e Liana Alves
GD Chaves: Kaká
Golpilheira: Diana Monteiro (GR)
Lazio Calcio A5: Tânia Sousa
Novasemente Cavalinho: Lídia Moreira e Cátia Silva
Quinta dos Lombos: Cristiana Costa
SL Benfica: Ana Catarina (GR), Janice Silva, Sara Ferreira, Fifó e Raquel Santos

Programa da Equipa das Quinas:

05.05.2021 | quarta-feira
17h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho

06.05.2021 | quinta-feira
10h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho
20h00 - Jogo de preparação com Novasemente, em Espinho

07.05.2021 | sexta-feira
20h00 - Jogo de preparação no Complexo Desp. da Universidade do Minho

08.05.2021 | sábado
10h30 - Sessão de análise de jogo e balanço do estágio
13h00 - Regresso das jogadoras aos clubes

 

 


;

Notícias