Podcast: o “tracking” no futebol, com Bruno Gonçalves

Portugal Football School

Os vários sistemas existentes e os benefícios que podem retirar-se dos mais de 7 milhões de dados resultantes de uma partida de futebol.

Bruno Gonçalves - investigador da Portugal Football School, da Universidade de Évora e do Comprehensive Health Research Centre - é autor de estudos recentes sobre a utilização de sistemas de “tracking” em árbitros de futebol e sobre o possível contributo desta tecnologia para a avaliação de risco de transmissão do SARS-CoV 2 durante um jogo de futebol.

Nesta entrevista, que constitui o nono episódio do podcast "Ciência e Futebol", do Portugal Football Observatory, o professor do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora explica as diferenças entre os vários sistemas da tecnologia de “tracking” existentes e os benefícios que podem extrair-se da análise dos respetivos dados.

Uma partida de futebol pode gerar mais de 7 milhões de dados, o que promoverá, na opinião do especialista, a emergência da figura do “sports scientist” como parte integrante das equipas técnicas do futuro.

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;
;
5 de Maio 2021
Foto

FPF/André Sanano

Notícias