Guia prático para um sábado de emoções fortes

Futsal - Liga Placard

Conheça as contas, as estatísticas e as curiosidades mais úteis para acompanhar a penúltima jornada da primeira fase da Liga Placard.

No próximo sábado, 17 de abril, os 8 encontros da 29.ª jornada da Liga Placard podem trazer decisões importantes para a competição. Muito há ainda por definir, nomeadamente nas lutas pelos lugares de play-off e manutenção, sendo que há ainda diversas equipas com o seu futuro por clarificar quando faltam apenas discutir seis pontos nesta primeira fase. Vamos por partes.

 

O lugar que ninguém quer
Tendo em conta que as formações do Dínamo Sanjoanense, do Belenenses e da Burinhosa já estão matematicamente despromovidas ao segundo escalão, sobra apenas uma posição na “zona vermelha” da classificação geral. É precisamente a esse 13.º lugar ao qual todos querem fugir, mas ainda há 4 equipas com possibilidades matemáticas de lá cair depois da jornada 30. O Candoso parte em desvantagem face aos seus adversários diretos, mas está a apenas 3 pontos do Caxinas, 4 do Quinta dos Lombos e 5 do Futsal Azeméis.

Assim, caso o Quinta dos Lombos vença em casa o Portimonense e o Futsal Azeméis se superiorize na receção ao Eléctrico, garantem desde logo a manutenção. As contas são mais difíceis para o Caxinas e o Candoso, mas como a equipa orientada por Henrique Passos tem vantagem no confronto direto terá de se concentrar em não fazer na deslocação ao terreno do Dínamo Sanjoanense um resultado pior que o dos vilacondenses na viagem a Lisboa para defrontar o líder Sporting. Nesse cenário, fica tudo garantidamente adiado para a derradeira ronda. Caso o Caxinas consiga um resultado melhor que o do opositor direto, garante um lugar no principal escalão em 2021/2022 e condena o Candoso à despromoção.

 

Duelo pelo play-off
A luta pelo último lugar que dá acesso à possibilidade de discutir o título nacional será outro dos pontos de interesse deste sábado, já que Eléctrico e Viseu 2001 protagonizam uma luta acesa pelo 8.º posto (têm uma diferença pontual de 4 pontos, com vantagem para os viseenses).

Desta forma, caso o Viseu 2001 triunfe em Gaia, frente ao Modicus, garante matematicamente a qualificação para a próxima fase desta prova, mas se isso não acontecer e os homens de Ponte de Sor trouxerem os 3 pontos de Oliveira de Azeméis as decisões ficam adiadas para o próximo fim de semana.

Num campeonato tão especial como este, onde o equilíbrio de forças entre a grande maioria das equipas tem sido evidente, a imprevisibilidade destes desfechos aquece as almas dos amantes de futsal e fá-los certamente palpitar de emoção antes dos momentos onde tudo vai ficar decidido em relação à primeira parte da época. Pela vontade inequívoca de todos em continuar a jogar num momento especialmente delicado devido à pandemia de COVID-19, foi modalidade que certamente ficou a ganhar.

 

O que tem mesmo de saber antes dos jogos
Para acompanhar a par e passo esta jornada, é muito útil ficar também informado sobre alguns factos estatísticos que não podem passar despercebidos.

Começamos pela lista de melhores marcadores, que neste momento é encabeçada por Cavinato, do Sporting, com 30 remates certeiros. Logo a seguir surgem 3 jogadores com 27 golos: Cardinal, também do Sporting, Júnior, do Portimonense, e Rafa Stocker, do Viseu 2001. Perspetiva-se, portanto, uma concorrência apertada pelo estatuto de rei dos golos da Liga Placard até ao final da presente temporada.

No capítulo das assistências, Merlim, também do Sporting, lidera muito destacado, com 31 passes para golo. O “pódio” ainda inclui os nomes de Robinho, do Benfica, com 21, e de Mário Freitas, do Fundão, com 19.

André Galvão, do Leões de Porto Salvo, é o jogador que mais vezes fez 3 golos num só jogo (4), seguido por Cardinal (3).

Em termos coletivos o destaque tem de ir para os dois primeiros classificados e “crónicos” candidatos ao cetro nacional, Sporting e Benfica. Se os leões são, de longe, o melhor ataque do campeonato (188 golos, contra os 162 dos encarnados), o equilíbrio registado entre estas formações no capítulo defensivo é impressionante (apenas 36 golos sofridos para ambas). 

O Canal 11 tem uma emissão especial preparada a partir das 17h00, com pontos de reportagem previstos nos pavilhões que recebem as partidas mais relevantes para a classificação geral. 

Clique aqui para consultar todos os resultados, a classificação geral e o calendário da Liga Placard 2020/2021. 


;

Notícias