Portugal empata na Rússia

Futebol Fem. - Seleção A

Igualdade a zero impede a Equipa das Quinas de se apurar para o Europeu 2022.

Portugal empatou, esta terça-feira, diante da Rússia, a zero, na segunda-mão do play-off. Desta forma, a Equipa das Quinas fica afastada do Europeu de 2022, que se realiza em Inglaterra. 

Frente a uma adversária melhor classificada no ranking FIFA e em desvantagem na eliminatória, depois do desaire por 1-0 sofrido na sexta-feira, em Lisboa, Portugal sabia que a tarefa não era fácil mas apenas uma coisa interessava: vencer o jogo em solo russo, de forma a poder repetir a presença em 2017, no Campeonato da Europa.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA.

Portugal entrou determinado em virar o resultado da primeira mão, encostando, muitas vezes, as russas ao último terço do terreno de jogo, de forma a tentar encontrar espaços e explorar fragilidades defensivas. Contudo, na primeira parte, foram as russas a dispôr das melhores oportunidades de golo, mas o desacerto adversário bem como a guardiã portuguesa Inês Pereira e as jogadoras de campo iam mantendo a baliza de Portugal inviolável, mantendo as esperanças portuguesas vivas.

No segundo tempo a história foi outra e Portugal voltou a tomar conta do encontro, mas a dispor de mais oportunidades, fruto do maior caudal ofensivo de que dispunha. As comandadas de Francisco Neto iam tentando, de todas as formas, aproximar-se da baliza russa.

A seleção da Rússia ainda assustou com uma bola à barra pela lateral Abdullina, após um desvio de Inês Pereira. Na última metade do segundo tempo, Portugal aproveitou um baixar de linhas da formação adversária para impor o seu poderio ofensivo. Dolores Silva, aos 70 minutos, dispôs da melhor situação de golo, com um remate fortíssimo à entrada da área, mas a bola foi defendida de forma fantástica pela guardiã adversária.

Até ao final do encontro, Portugal carregou mas não conseguiu materializar a sua superioridade em golos. A boa exibição portuguesa não permitiu atingir os objetivos pretendidos, mas deixou, simultaneamente, boas indicações e esperanças de que o futuro será repleto de sucessos. 

Ficha de Jogo
Play-off de Acesso ao Campeonato da Europa Inglaterra 2022
Sapsan Arena, Moscovo

RÚSSIA 0-0 PORTUGAL  (0-0 ao intervalo)

Árbitra: Stéphanie Frappart (França)
Árbitra assistentes: Manuela Nicolosi (França) e Elodie Coppola (França)
Quarta árbitra: Mauka Vanderstichel (França)

Rússia: Elvira Todua, Kristina Mashkova, Anna Belmomyttseva, Anna Kozhnikova, Alsu Abdullina, Elina Samoylova, Viktoriya Kozlova, Nadezhda Smirnova, Margarita Chernomyrdina (Yana Sheina, 46, Olesya Kurochkina, 85), Marina Fedorova e Nelli Korovkina.
Suplentes não utilizadas: Tatiana Shcherbak, Yulia Grichenko, Alina Myagkova, Veronika Kuropatkina, Petrova, Yana Sheina, Maria Galay, Olesya Kurochkina, Ekaterina Pantyukhina, Nadezhda Ilyinykh, Tatyana Morina e Lina Yakupova).
Treinador: Yuri Krasnozhan.
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Alsu Abdullina (67)

Portugal: Inês Pereira, Ana Borges, Carole Costa, Sílvia Rebelo (Ana Capeta, 78, Catarina Amado, 90+1), Joana Marchão, Dolores Silva, Tatiana Pinto (Fátima Pinto, 60), Andreia Norton (Andreia Jacinto, 60), Cláudia Neto, Jéssica Silva e Francisca Nazareth (Telma Encarnação, 60).
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Alícia Correia, Andreia Jacinto, Andreia Fria, Ana Dias, Ana Capeta, Rute Costa, Diana Gomes, Fátima Pinto, Catarina Amado, Carolina Mendes e Telma Encarnação).
Treinador: Francisco Neto
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Andreia Norton (59) e Patrícia Morais (90+4).

 

 


;

Notícias