Jorge Braz: “Este não é um jogo para cumprir calendário”

Futsal - Seleção A

O Selecionador Nacional aponta a melhorias constantes e garante que está a preparar o reencontro com a Noruega da mesma forma. Bruno Coelho quer terminar estágio com duas vitórias. (AUDIO)

A Seleção Nacional de futsal volta a jogar diante da Noruega na próxima quarta-feira, pelas 18h00, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, depois de ter vencido a sua congénere nórdica, na segunda-feira, por 7-1, e ter alcançado a qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 como primeira classificada do Grupo 8.

Jorge Braz: "Este é um jogo de qualificação que conta para o ranking"
Portugal conseguiu o objetivo de poder defender o título alcançado na Eslovénia em 2018 e marcar presença pela 10.ª vez na fase final do Europeu, mas este próximo encontro não é apenas para cumprir calendário, garante o Selecionador Nacional, Jorge Braz.

“Há vários objetivos a conseguir sempre. Primeiro, a simples responsabilidade de jogar pela Seleção – todos os jogos são para vencer, sejam de preparação, sejam oficiais, sejam de qualificação… Este é um jogo de qualificação que conta para o ranking [Portugal é quarto classificado], em que podemos consolidar o primeiro lugar em termos pontuais. Queremos mesmo ser os melhores do grupo – já ficámos em primeiro, temos a melhor diferença de golos, mas ainda podemos melhorar isso. Para além de ser mais uma oportunidade competitiva para estes jogadores, para se consolidarem aqui, para melhorar e para crescermos. Todos estes momentos são importantes para crescermos e para melhorarmos - para reforçarmos ainda mais a nossa identidade como equipa. Por isso, este não é um jogo para cumprir calendário – muito pelo contrário. Este jogo está a ser preparado exatamente da mesma maneira que foi preparado o jogo de ontem.”

O técnico chamou aos trabalhos 18 jogadores e nenhum dos cinco jogadores em risco viu cartão amarelo, mas Jorge Braz revelou que vão haver mexidas em relação aos 14 jogadores que irão jogo neste reencontro com os noruegueses.

“ Temos tido sempre a preocupação de todos os jogadores que cá estão terem uma oportunidade. Independentemente do grau de dificuldade dos jogos, todos os jogadores que cá vêm têm de jogar. Neste momento tivemos uma convocatória alargada para não facilitar, para estarmos preparados para todas as eventualidades que pudessem acontecer. Quem não jogou terá de jogar este jogo, como é evidente.”

Bruno Coelho: "Queremos terminar o estágio com duas vitórias"

Bruno Coelho explicou que a equipa esteve focada no seu trabalho e que conseguiu o seu objetivo da melhor maneira possível.

“Foi um jogo em que conseguimos pôr em prática aquilo que tínhamos falado, apesar de jogarmos contra uma Seleção que ainda não tinha feito pontos e que tem tido algumas dificuldades em fazer este apuramento. Nós só nos focamos e preocupamos com o nosso trabalho, no nosso objetivo e naquilo que queríamos. Conseguimos [esse objetivo] da melhor forma que podia acontecer.”



Um dos capitães de equipa, o primeiro jogador a estrear-se pela mão de Jorge Braz, aponta a novo triunfo para terminar o estágio da melhor maneira.

“Vamos encontrar a mesma Seleção – bem organizada, que não tem nada a perder, que vai trabalhar para conseguir a sua primeira vitória… Nós temos de estar concentrados e focados, apesar de termos já o apuramento, o nosso objetivo, o estágio ainda não acabou e queremos terminá-lo com duas vitórias. Queremos continuar o nosso trabalho da melhor maneira e da melhor maneira será com mais uma vitória.”

Os jogos realizam-se no espaço de dois dias, mas a formação lusa teve uma semana para preparar as partidas. O ala que alinha na liga francesa considera que estes dias de trabalho foram positivos “até para entrosar os mais novos”.

“Jogadores que estão a trabalhar muito bem que mereceram a sua oportunidade. Tivemos 18 jogadores e isso foi bastante positivo para conseguirmos trabalhar de uma forma diferente – integrar mais jogadores para estarem neste espaço que é especial. Se para mim ainda é especial com 120 [115] internacionalizações, quanto mais para quem vem a primeira vez. Acho que foi bastante produtivo ao nível técnico e tático.”

Grupo reduzido
Jorge Braz trabalhará até final do estágio com 17 jogadores, uma vez que André Coelho foi dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional. Para o jogo de quarta-feira, Jorge Braz terá de deixar ainda três jogadores fora da ficha de jogo.

Equipa arbitragem da Sérvia
Para o reencontro entre Portugal e Noruega, agendado para quarta-feira (14 de abril) estão nomeados dois árbitros da Sérvia, Nebojsa Panic e Nikola Rabrenović, que terão Cristiano Santos como terceiro árbitro e Rúben Santos como cronometrista.

FOTOGALERIA 

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa


;
;
13 de Abril 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias