Seleção A Futsal

Fábio Cecílio: "Foco está em vencer"

Futsal - Seleção A

O universal da Equipa das Quinas pensa apenas no triunfo nos dois jogos diante da Noruega. "Contas fazem-se no final", garante.

FOTOGALERIA

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção.

A Seleção Nacional de futsal regressou este sábado ao trabalho para mais duas sessões de trabalho tendo em vista os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, diante da Noruega, a 12 e a 14 de abril, pelas 18h30 e 18h00, respetivamente no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha. Os dois encontros podem ser seguidos em direto no Canal 11.

Fábio Cecílio explicou ao fpf.pt que a equipa está muito focada para esta última etapa de preparação para as partidas diante da formação nórdica.

“Concentrámo-nos no último domingo e foi positivo podermos descansar um pouco depois do jogo-treino com o Quinta dos Lombos. Estamos a fazer um bom estágio e muito focados no nosso objetivo que é vencer os dois próximos jogos. Queremos continuar a preparar bem essas partidas diante da Noruega e vamos ter estes dois dias para ultimar essa preparação.”


Um triunfo no próximo jogo permitirá a Portugal garantir desde logo a qualificação para o Euro-2022 como primeiro classificado do Grupo 8 (saiba mais aqui), mas o universal da Equipa das Quinas garante que o foco desta Seleção estará sempre em vencer.

“Ao longo da qualificação tivemos dois empates que não queríamos, mas como sempre dissemos as contas fazem-se no final. Diante da República Checa passámos para a frente do grupo e é nesse lugar que queremos manter-nos. Vamos apenas pensar nos dois jogos e em vencê-los. O objetivo é claro – queremos sair com a vitória nestes dois jogos e para já estaremos focados em ganhar na segunda-feira. O foco esté em vencer - não pode ser de outra forma. Queremos duas vitórias e no fim faremos as contas.”



O jogador do Benfica pede foco, concentração e consistência para ultrapassar adversidades que Noruega pretende criar.

“Para mim a receita para vencer a Noruega passa por três fatores chaves: o foco, a concentração e a consistência que teremos de ter durante os 40 minutos. Se aliarmos estres fatores conseguiremos as vitórias que queremos. Vamos querer fazer um bom jogo e sabemos como é que a Noruega quer dificultar o nosso jogo. O mais importante é estarmos preparados para essas adversidades.”

Portugal empatou nos primeiros embates diante da Polónia e da República Checa. Fábio Cecílio não quer tal volte a acontecer.

“Temos de entrar fortes. Vamos querer demonstrar a nossa força desde os primeiros minutos. Temos uma grande vontade de mostrar que estamos presentes e que queremos vencer o jogo. Como disse anteriormente, temos de entrar focados e concentrados, porque dessa forma, de certeza que no fim vamos sair com uma vitória.”

Fábio Cecílio registou seis internacionalizações sub-21 e estreou-se na Seleção A a 16 de setembro de 2014, quando tinha 21 anos. Agora, perto de completar 28 anos e com 83 internacionalizações pela Seleção principal, explica que vê com bons olhos a entrada de jovens talentos.

“Está aí a chegar uma geração de muito valor, com talentos que podem vir a dar muito à Seleção. Apareci na Seleção com 21 anos. Faço parte de uma geração de jogadores onde se incluem, entre outros, o Tiago Brito (dois anos mais velho), o André Coelho, o Nilson… Agora está aí outra geração. É bom estarem a aparecer jovens. Como costumo dizer, estes jovens trazem sangue na guelra e é bom para o grupo contar também com estes jovens que, claro, vêm acrescentar qualidade e isso é o mais importante para a nossa Seleção."

Portugal cumpre o treino oficial no domingo, pelas 17h30.

Cinco jogadores em risco de falharem reencontro com a Noruega
Afonso, André Coelho, Edu, Erick e João Matos já viram um cartão amarelo durante a qualificação e se forem admoestados na partida de 12 de abril cumprirão um jogo de castigo.

Equipas de arbitragem da Hungria e da Sérvia
Os árbitros do encontro de segunda-feira viajarão da Hungria. Os magiares Norbert Szilágyi e Péter Zimonyi arbitrarão o encontro, contando com a ajuda dos portugueses Rúben Santos (terceiro árbitro) e Wilson Soares (cronometrista).

Para o reencontro agendado para quarta-feira (14 de abril) estão nomeados dois árbitros da Sérvia, Nebojsa Panic e Nikola Rabrenović, que terão Cristiano Santos como terceiro árbitro e Rúben Santos como cronometrista.


;
;
10 de Abril 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias