Erick: "Reiniciaremos os trabalhos com o foco na Noruega"

Futsal - Seleção A

O universal faz um balanço positivo dos primeiros dias de trabalho e destaca mescla de experiência e juventude na Seleção.

FOTOGALERIA

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção.

A Seleção Nacional de futsal volta a concentrar-se esta sexta-feira à noite em Belverde (concelho do Seixal), de forma a continuar a preparar os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, diante da Noruega – a 12 e a 14 de abril, pelas 18h30 e 18h00, respetivamente, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha. As duas partidas podem ser acompanhadas em direto no Canal 11.

Erick explicou que a primeira fase do estágio, que arrancou no domingo e ficou concluída na quinta-feira com o jogo-treino diante do CRC Quinta dos Lombos, foi muito positiva e que o grupo voltará a apresentar-se focado para a reta final de preparação, com forças redobradas.

“Podemos fazer um balanço bastante positivo destes primeiros dias de trabalhos, que podemos dizer funcionou com uma primeira fase do estágio. Primeiro porque os jogadores já se vão conhecendo – de outros estágios e outros que já jogaram juntos, por exemplo nos sub-21 - - e torna-se cada vez mais fácil jogarmos juntos. Ontem tivemos um jogo-treino importante, fundamentalmente para assimilar alguns processos, corrigir alguns erros que nós temos e que são normais, devido a termos muitos atletas de clubes diferentes. Deu para assimilar algumas coisas. Esta sexta-feira teremos um dia de descanso que aproveitaremos para descansar e retemperar forças, para depois, já a partir de amanhã continuarmos com o nosso trabalho para atacarmos os dois próximos. O balanço é bastante positivo e agora vamos descansar para reiniciarmos os trabalhos com o foco na Noruega.” 


Erick estreou-se na Seleção A a 4 de abril de 2018, diante da Sérvia, em Sines, nos primeiros jogos da Equipa das Quinas após se ter sagrado Campeão da Europa. Na altura era o segundo elemento mais novo entre os convocados, logo a seguir a Afonso. Nesta convocatória é apenas o quinto mais jovem e, com 21 internacionalizações, só 10 dos 18 convocados tem mais jogos na equipa principal. Nos últimos três anos o universal tem sido uma das escolhas assíduas de Jorge Braz. O universal do Sporting diz sentir cada vez mais juventude no grupo, valorizando a presença de jogadores mais experientes.

“É verdade que passaram três anos e alguns dias desde a minha primeira chamada à Seleção A, mas este grupo conta com muitos mais jovens. A nível individual vejo com muito agrado este meu percurso, porque é sinal de que o meu trabalho está a ser recompensado. Tenho vindo de uma forma constante a este espaço. Já não sou o ‘caçula’ deste grupo [risos].. É difícil esta situação, porque nós gostamos de ser sempre os mais novos, mas é um sinal de que o trabalho está a ser bem feito nas camadas jovens e que os atletas estão a vir à Seleção cada vez mais cedo e cada vez mais bem preparados e com mais qualidade. Os mais velhos ou, digamos, mais experientes ainda estão aí, também cada vez melhores. Obviamente que esses jogadores são muito importantes, não só para assimilar a entrada dos mais novos e eu senti muito isso – foi bastante positivo para mim a forma como me integraram. Para além deste aspeto, os mais experientes também acrescentam em muito no aspeto qualitativo.”


Esta presença de jogadores mais experientes e também de muitos jovens é vista como “muito positiva” por Erick.

“Os mais experientes oferecem coisas que os mais novos não oferecem e vice-versa. Os mais novos poderão oferecer mais irreverência e capacidade física e os mais velhos oferecem mais inteligência e maturidade. Obviamente que ter esta mescla enorme na Seleção é bastante positivo e mostra, cada vez mais, que o trabalho está a ser bem feito.”

Cinco jogadores em risco de falharem reencontro com a Noruega
Afonso, André Coelho, Edu, Erick e João Matos já viram um cartão amarelo durante a qualificação e se forem admoestados na partida de 12 de abril cumprirão um jogo de castigo.

Equipas de arbitragem da Hungria e da Sérvia
Os árbitros do encontro de segunda-feira viajarão da Hungria. Os magiares Norbert Szilágyi e Péter Zimonyi arbitrarão o encontro, contando com a ajuda dos portugueses Rúben Santos (terceiro árbitro) e Wilson Soares (cronometrista).

Para o reencontro agendado para quarta-feira (14 de abril) estão nomeados dois árbitros da Sérvia, Nebojsa Panic e Nikola Rabrenović, que terão Cristiano Santos como terceiro árbitro e Rúben Santos como cronometrista.


;
;
9 de Abril 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias