O que se decide este fim-de-semana

Campeonato Portugal

1.ª fase da competição termina este fim-de-semana. Saiba aqui o que ainda falta decidir nas oito séries.

A 1.ª fase do Campeonato de Portugal chega ao fim este fim-de-semana, com a realização da 22.ª jornada. Em cada um dos oito agrupamentos, uma equipa irá competir pela Fase de Acesso à Liga Portugal 2 SABSEG, quatro lutarão para chegar à Liga 3 e as últimas classificadas serão despromovidas às divisões distritais.

Chegados a esta fase da competição, há ainda muito por se decidir nas oito séries que compõem o Campeonato de Portugal.

Série A:

Na Série A, está tudo definido no que aos lugares cimeiros diz respeito. SC Braga B está na Fase de Acesso à Liga Portugal 2 SABSEG enquanto Merelinense, CDC Montalegre, Mirandela e Maria da Fonte vão competir na Fase de Acesso à Liga 3. As dúvidas existentes prendem-se com as equipas despromovidas. Juventude Pedras Salgadas (25 pontos), Vilaverdense (25 pontos) e Vidago (23 pontos) são as equipas em risco e uma delas vai mesmo ser despromovida.

Série B:

A luta pelo primeiro lugar está intensa na Série B. A AD Fafe venceu no fim-de-semana passado e encerrou a sua participação nesta fase, ficando à espera de ver o que faz o Pevidém na última ronda. Se o Pevidém pontuar na receção ao São Martinho, apura-se para a Fase de Acesso à Liga Portugal 2 Sabseg. Se perder, apura-se a AD Fafe.

Os lugares de acesso à Liga 3 também estão em acesa discussão. Felgueiras 1932 (28 pontos), São Martinho (26 pontos) e Rio Ave B (25 pontos) lutam por duas vagas. Na última ronda, Felgueiras 1932 e Rio Ave B jogam entre si e o São Martinho vai jogar ao reduto do…Pevidém, que luta pelo título. Em caso de igualdade pontual, o Rio Ave B tem vantagem no confronto direto com o São Martinho.

Série C:

Na Série C, os dois primeiros classificados (Leça FC e Gondomar SC) estão empatados no primeiro lugar, com mais um ponto que o terceiro classificado (CD Trofense). Na última jornada, o Leça FC recebe o Amarante FC, que ainda não tem o lugar na Fase de Acesso à Liga 3 assegurado, o Gondomar SC recebe o já apurado Marítimo B e o Trofense vai ao reduto do USC Paredes que sonha ultrapassar o Amarante FC e apurar-se para a Fase de Acesso à Liga 3.

Esta jornada vem após um fim-de-semana em que nenhum dos três primeiros classificados venceu. O Trofense não jogou, mas o Gondomar perdeu no reduto do SC Coimbrões por 2-1 e o Leça empatou em casa do Vila Real a dois golos. Curiosamente, SC Coimbrões e Vila Real são os dois últimos classificados da Série C, mas ainda almejam a manutenção.

Salgueiros ainda pode apurar-se para a Fase de Acesso à Liga 3. FC Pedras Rubras ainda pode cair para a zona de despromoção.

Série D:

A luta pelo acesso à Liga 3 está ao rubro, com quatro equipas para dois lugares: S. João Vêr, Sanjoanense, Valadares Gaia e Castro Daire. Na última jornada, o S. João Vêr recebe o Lusitânia Lourosa, a AD Sanjoanense recebe o já despromovido RD Águeda, o Valadares Gaia vai ao reduto do Beira-Mar que tenta a todo o custo evitar a despromoção e a AD Castro Daire recebe o Anadia FC.

Beira-Mar e SC Espinho definem a última equipa a ser despromovida. Os aveirenses recebem o Valadares Gaia, ainda a lutar pela presença nos cinco primeiros classificados, enquanto o SC Espinho recebe o já despromovido Lusitano de Vildemoinhos.

Série E:

À semelhança da Série A, já com tudo definido nos cinco primeiros lugares, os maiores pontos de interesse para a última jornada são saber quem será a última equipa a ser despromovida. 

Sertanense (23 pontos), Carapinheirense  (22 pontos) e Vit. Sernache (21 pontos) definem quem fica em 9.º lugar, ou seja, o primeiro lugar abaixo da 'linha de água'. A formação da Sertã vai ao reduto do Condeixa (já apurado para a Fase de Acesso à Liga 3), o Carapinheirense joga em casa do já despromovido Alcains e o Vit. Sernache recebe o já despromovido Mortágua FC.

Série F:

Neste agrupamento temos um jogo ‘escaldante’, na derradeira jornada. O Torreense (1º classificado, com 47 pontos) vai jogar a casa do FC Alverca (2º classificado, com 46 pontos), para definir quem pode continuar a alimentar o sonho de subir ao segundo escalão do futebol português.

Na luta pelo apuramento à Fase de Acesso à Liga 3, GS Loures (29 pontos), Caldas SC e Sintrense (27 pontos) disputam duas vagas. O GS Loures vai jogar ao reduto do Caldas SC. Já o Sintrense desloca-se ao campo do 1º Dezembro.

Na luta pela manutenção, o 1º Dezembro precisa de vencer o Sintrense para conseguir a permanência. O Pêro Pinheiro está a três pontos, mas já não joga na última jornada e tem desvantagem no confronto direto.

Série G:

O primeiro lugar da Série G será decidido na última jornada. O CF Estrela precisa apenas de um empate frente ao Rabo de Peixe, mas o Sporting CP B ainda sonha com uma derrota da formação da Reboleira e uma vitória diante do Real SC.

Destaque também para a intensa luta açoriana pelo quinto lugar. O Rabo de Peixe ainda sonha com a presença na Fase de Acesso à Liga 3, mas para isso tem que esperar deslizes do Fontinhas (na receção ao Oriental Dragon) e do SC Praiense (diante do B SAD B). Fontinhas e SC Praiense têm ambas 29 pontos, mais dois do que o Rabo de Peixe.

A outra equipa açoriana presente na Série G é o SC Ideal e está a sonhar com a manutenção. Atualmente em 10º lugar, a dois pontos do oitavo classificado (B SAD B) e com menos um ponto do que o 9º (Fabril Barreiro), a formação insular precisa de levar de vencida o Fabril do Barreiro e esperar que o B SAD B perca com o SC Praiense. Já em caso de empate pontual entre Fabril e B SAD B, quem leva a melhor é a formação azul.

Série H:

O Vitória FC garantiu na semana passada a liderança do grupo, pelo que as contas cingem-se agora à disputa pelos lugares que dão o apuramento para a Fase de Acesso à Liga 3 e aos que garantem a permanência.

Além do Juventude de Évora (23 pontos), existem mais quatro equipas a lutar pela manutenção: Moncarapachense (24 pontos), Esperança de Lagos (23 pontos), Lusitano de Évora e Pinhalnovense (ambas com 22 pontos). Para a última jornada, o Moncarapachense recebe o já tranquilo Amora FC,  o Lusitano de Évora vai ao reduto do Olhanense, o Pinhalnovense vai a casa do já despromovido Moura e o Juventude de Évora recebe o Louletano. O Esperança de Lagos não jogará. Desce uma das cinco equipas em risco e a que terminar com mais pontos apura-se para a Fase de Acesso à Liga 3.

Acompanhamento ao pormenor no Canal 11

Ao longo de sábado e domingo, o Canal 11 fará uma emissão especial com ponto da situação em vários campos e a transmissão de vários jogos.

Sábado às 10h45, as atenções estão centradas na Série B. Duas horas depois, o foco começa a ser a Série E e, às 15h00, o maior ponto de interesse é a Série H. O dia termina com um olhar atento ao que se passa na Série D.

No domingo, o acompanhamento continua e tem início às 11h30, com as partidas referentes à Série C. Três horas depois, é a vez da Série G receber um olhar atento. O fim-de-semana dedicado ao Campeonato de Portugal termina às 17h15, com a Série F a ser o centro das atenções.


;

Notícias