Triunfo vale qualificação

Futsal - Seleção A

Em caso de vitória no primeiro de dois encontros diante da Noruega, a 12 de abril, a Equipa das Quinas garante desde logo presença no Euro-2022.

A Seleção Nacional de futsal pode garantir na próxima segunda-feira o apuramento direto para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

Apuram-se diretamente para a fase final os primeiros classificados dos oitos grupos, assim como os seis melhores segundos classificados de todos os grupos. Com os Países Baixos já qualificados enquanto país anfitrião, o 16.º país presente na fase final será encontrado num play-off a disputar entre os dois piores segundos classificados dos oito grupos.

Portugal soma oito pontos no Grupo 8 e caso consiga vencer ficará com 11 pontos que lhe permitirão, desde logo, garantir o apuramento como primeiro classificado do Grupo 8 ou um dos melhores segundos classificados de todos os grupos, pois mesmo que perca o último jogo conseguirá sempre melhor registo que os segundos classificados dos grupos 5 e 7.

Um triunfo neste primeiro encontro diante dos nórdicos também poderá significar o primeiro lugar do Grupo 8, caso República Checa e Polónia empatem no encontro de Praga agendado para sexta-feira. Em caso de igualdade pontual entre duas equipas o primeiro critério de desempate será o número de pontos obtidos no confronto entre as duas equipas empatadas e Portugal tem vantagem sobre Polónia e República Checa nas partidas do agrupamento.

Clique aqui para conferir as classificações de todos os grupos.

Sete seleções já apuradas
Azerbaijão (como 1.º ou 2.º do Grupo 3), Bósnia Herzegovina (vencedor do Grupo 4), Croácia (1.º ou 2.º do Grupo 1), Itália (1.º do Grupo 7), Cazaquistão (1.º Grupo 5), Países Baixos (anfitrião), Rússia (1.º ou 2.º do Grupo 2) e Espanha (1.º do Grupo 6) são as sete seleções já apuradas.

A Bósnia Herzegovina é a grande surpresa até ao momento – disputou a ronda de qualificação para a fase de grupos e estará pela primeira vez no Europeu.


;

Notícias