Campeonato de Portugal

Conhecido o formato da Liga 3

Competições

A nova competição FPF arranca em 2021/2022.

A Liga 3 vai arrancar na próxima temporada e já  é conhecido o formato da competição.

Na época de estreia da prova, participarão 24 clubes (22 clubes oriundos Campeonato de Portugal mais dois que descem da Liga Portugal 2 SABSEG), que vão ser divididos em dois grupos para disputar a 1.ª Fase - a Série Norte e Sul - a duas voltas.

A 2.ª Fase da competição é composta pela Fase Apuramento de Campeão, onde estarão os primeiros quatro classificados de cada série da 1.ª Fase, e pela Fase Manutenção e Descida, integrada pelas restantes 16 equipas (do 5.º ao 12.º classificados das duas séries da 1.ª Fase).

No que diz respeito à Fase Apuramento de Campeão, disputada também a duas voltas e ordenada por duas séries, os líderes de cada grupo sobem diretamente à Liga Portugal 2 SABSEG e marcam encontro para se conhecer o campeão da Liga 3, a disputar a duas mãos.

Os dois emblemas que terminem esta Fase Apuramento de Campeão em 2.º lugar das respetivas séries vão disputar um playoff, também a dois jogos. O vencedor desse duelo vai jogar outro playoff, desta feita com o antepenúltimo classificado da Liga Portugal 2 SABSEG, para se apurar a outra equipa a marcar presença no 2.º escalão do futebol português.

Quanto à Fase Manutenção e Descida, as equipas serão divididas em quatro séries, disputada também a duas voltas, e serão incorporadas com bonificação de pontos. Ou seja, os 5.ºs classificados da 1.ª Fase transitam com 8 pontos, os 6.ºs iniciam com 7, os 7.ºs com 6 e assim sucessivamente até ao 12.º, que irá arrancar com 1 ponto. A maior diferença pontual que existirá entre os conjuntos de cada série é de 6 pontos.

Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem de divisão. Em sentido contrário, do Campeonato de Portugal irão subir quatro emblemas.


;

Notícias