Seleção Sub-21

Portugal está nos quartos de final do Europeu sub-21!

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas venceu a Suíça por 3-0 e ficou no primeiro lugar do grupo D, marcando encontro com a Itália entre o fim de maio e o início de junho.

RELATÓRIO MEDIA

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

FOTOGALERIA

MEDIA GUIDE

A Seleção Nacional sub-21 garantiu esta quarta-feira, em Ljubljana, a presença nos quartos de final do Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021.

A história do jogo na primeira parte tem de começar a ser escrita com o golo de Diogo Queirós, logo aos 3’, que poderá ter condicionado muito o plano de jogo do técnico helvético, Mauro Lustrinelli. A partir daí Portugal controlou quase todo o jogo até ao intervalo e os números reforçam esta análise: a Equipa das Quinas teve mais oportunidades flagrantes (3/1), mais remates (7/4) e muito mais posse de bola (71%/29%).

Certamente motivados pelo golo madrugador e pela perspetiva de apuramento para os quartos de final do Europeu, os jogadores portugueses pegaram nas rédeas do jogo e circularam a bola com velocidade e lucidez, uma estratégia que provocou um desgaste físico evidente numa equipa suíça sempre muito voluntariosa, mas inconsequente no último terço.

Os helvéticos apenas criaram algum perigo por duas vezes na primeira metade, com remates de Ndoye (16’) e Imeri (38’). A 6 minutos de o árbitro sueco Glenn Nyberg apitar para o descanso, Tiago Tomás teve uma soberana oportunidade para aumentar a vantagem portuguesa, mas o remate na passada, já na grande área adversária, foi bem defendido por Racioppi.

O segundo tempo foi mais equilibrado, a Suíça criou mais algumas aproximações perigosas à baliza de Diogo Costa, mas Portugal foi tremendamente eficaz em frente à baliza: o golo de Trincão aos 60’, numa altura em que os helvéticos até estavam a conseguir ter mais tempo a bola em seu poder, foi um forte revés para uma equipa que correu muto tempo atrás da bola na primeira parte. Logo a seguir, aos 65’, Francisco Conceição marcou o seu primeiro golo como internacional sub-21 e aumentou a vantagem da formação orientada por Rui Jorge.

No outro jogo do dia no grupo D, a Inglaterra venceu a Croácia por 2-1.

Portugal vai enfrentar a Itália, que ficou no segundo lugar do grupo B, nos quartos de final desta competição.

Recorde-se que a fase a eliminar será realizada entre os dias 31 de maio e 6 de junho.

A comitiva portuguesa regressa de imediato a Portugal, tendo chegada prevista ao aeroporto Humberto Delgado na madrugada desta quinta-feira (01h30).

Rui Jorge, Selecionador Nacional de sub-21, em discurso direto:

“O jogo com a Inglaterra também foi muito bem conseguido e no jogo com a Croácia, principalmente na segunda parte, estivemos muito bem. Seria injusto estar a catalogar um dos jogos como o melhor. De forma geral, estivemos muito bem nos jogos todos e tinha de ser assim para vencer estas equipas.

Estamos muito satisfeitos por aquilo que conseguimos fazer ao longo destes três jogos. Os jogadores estão de parabéns, porque deixaram aqui uma belíssima imagem.

O recital que viram de fora era o mesmo que estava a ver no banco. Disse isso aos jogadores que era um deleite vê-los jogar daquela forma. Quando conseguem em tão pouco espaço jogar de forma tão simples e de forma coletiva, o treinador só tem de desfrutar do que está a ver. Foi isso que fiz, tal como muitos portugueses.

Apesar de o resultado ser desnivelado, não foi um jogo fácil. A chave esteve na boa circulação e na precisão que tivemos nessa circulação, não perdendo bolas em zonas onde a Suíça é muito forte em ataque rápido. Para mim, foi a melhor equipa que defrontámos em termos defensivos, mas impedimos que fossem fortes na recuperação.

Razão para a ausência de golos sofridos? A qualidade dos atletas e o facto de terem conseguido demonstrá-la. Toda a gente sabe que eles a têm, mas poderiam não ter conseguido demonstrá-la. Agiram coletivamente em relação ao que queríamos do jogo e depois executaram. Concedemos poucas oportunidades diante de adversários fortes.

Perante esta Suíça extremamente agressiva, vimos momentos de desespero deles para tocar na bola. É mérito da forma como encarámos, pensámos e executámos o jogo.

[Itália?] Não descrevo absolutamente nada, porque não vi jogo nenhum deles. Nem na qualificação nem nesta fase final. Não faço a mínima ideia do que aí vem. Vamos analisá-la para depois poder dar algumas respostas e dar em campo a mais importante resposta.

Acho que [a convocatória] não vai diferenciar muito daquilo que aconteceu neste espaço. Será uma competição ligeiramente diferente, porque vamos entrar naquela fase em que podemos fazer um jogo e não fazer mais, dois e não fazer mais ou fazer os três.

De facto, não queria [o interregno de dois meses], porque gosto da competição seguida e dá outro encanto. É evidente que são as regras que temos agora e também não tivemos qualquer tempo de preparação para esta fase. São situações diferentes das habituais, mas temos de estar preparados para isso. Tínhamos três jogos para fazer neste espaço temporal e fizemo-lo brilhantemente. Iremos tentar aproveitar o próximo momento”.

Daniel Bragança, jogador da Seleção Nacional Sub-21, em discurso direto:

 “A chave [para o triunfo] foi a qualidade que demonstrámos em campo. Assim, torna-se mais fácil chegar à vitória. Respeitamos cada adversário. Damos o nosso melhor e é esse o respeito que temos de dar aos oponentes.

Normalmente, quanto mais rápida for a recuperação da bola, melhor é, porque o adversário anda sempre atrás da bola, cansa-se mais e cai com o passar dos minutos. Já nós vamos estando mais frescos e acaba por ser natural as coisas que fazemos.

Tento corresponder a todas as ideias do ‘mister’. Aposta ali [na posição seis] em mim e sinto-me confortável, porque passei a minha formação toda a jogar naquela posição. Com o passar dos anos fui avançando mais no terreno, mas não perdi as rotinas na minha cabeça. Feliz por as coisas me terem saído bem, mas mais feliz pelo objetivo alcançado.

Sinto que sou mais um para ajudar, como os outros todos. É claro que com este lote de jogadores e de qualidade fica mais fácil jogar ao lado deles. Temos mais tempo a bola, somos jogadores que gostamos de ter a bola e sentimo-nos mais confortáveis.

Pode ter coisas boas e coisas más. Sentimo-nos num bom momento e confiantes, mas [o interregno de dois meses no torneio] vai ser igual para todos. Regressaremos agora aos clubes e depois, se o ‘mister’ chamar, creio que voltaremos a corresponder bem.

O ‘mister’ deu-nos os parabéns por termos conseguido o objetivo principal e por termos obtido três vitórias em três jogos. Ele estava muito feliz e nós estávamos muito felizes. Desfrutemos do momento, que amanhã é outro dia e já temos de treinar nos clubes."

Pedro Gonçalves, jogador da Seleção Nacional Sub-21, em discurso direto:

“Fizemos um bom jogo e ao nosso nível. Não quero desvalorizar os três jogos, porque estamos a fazer um torneio de alto nível e a cumprir com as exigências que nos têm dado. Agora é tempo de voltar aos clubes e continuar a trabalhar para podermos chegar aqui ao mesmo nível no final de maio.

As razões desta caminhada são o trabalho, a união do grupo e a nossa identidade. Gostámos todos uns dos outros, tentámos trabalhar todos os dias ao máximo para conseguirmos os nossos objetivos e a união do grupo é aquilo que faz a diferença.

Iremos para a ronda eliminatória com o mesmo pensamento que chegámos aqui: é ir jogo a jogo. O primeiro objetivo já está alcançado e agora vêm aí os quartos de final. Vamos pensar na Itália e, se tudo correr bem, continuaremos a pensar jogo a jogo.

Temos passado uma mensagem positiva. Portugal inteiro viu os nossos jogos, que deram em canal aberto e permitiram ver a qualidade do grupo e de cada jogador. Viemos com essa meta de mostrar o nosso futebol a alto nível, até porque é para isso que jogamos”.

João Mário, jogador da Seleção Nacional Sub-21, em discurso direto:

"Foi mais uma exibição consistente da equipa. Foi o jogo em que fizemos mais golos, portanto foi o nosso melhor em termos de eficácia.

O desempenho que resultou neste pleno de vitórias e na ausência de golos sofridos tem muito a ver com o grupo que temos. É um grupo muito forte e unido, no qual todos estão prontos a ajudar e cada tenta contribuir da melhor forma para ajudar a equipa.

Passámos uma mensagem de que Portugal tem jovens com grande talento. Demonstrámos isso nesta fase de grupos, com três excelentes vitórias, mas não queremos ficar por aqui e ainda queremos demonstrar mais na ronda eliminatória”.

Francisco Conceição, jogador da Seleção Nacional Sub-21, em discurso direto: 

“Foi uma exibição muito boa e um jogo muito bem conseguido da nossa parte. Conseguimos uma excelente vitória, que é inteiramente justa por aquilo que fizemos nas duas partes, e demonstrar em todos os jogos a nossa qualidade. Penso que merecemos esta passagem aos quartos de final.

O trabalho em equipa fez com que conseguíssemos estas três vitórias sem sofrer golos. Todos juntos demonstrámos que somos muito fortes. A partir de agora, o nosso objetivo é ir jogo a jogo e pensar no que podemos fazer para ultrapassar o próximo adversário. Não adianta estarmos a pensar mais à frente se não conseguirmos vencer o jogo seguinte.

Ao longo desta competição fomos mostrando que os portugueses têm muita qualidade e que, se acreditarmos em nós, poderemos conquistar grandes coisas.

Ser o mais jovem a marcar deixa-me muito orgulhoso, mas não penso muito nisso. Prefiro realçar o trabalho de toda a equipa nestes três jogos e a passagem à próxima fase”.

Presidente da FPF marcou presença em Ljubljana
Fernando Gomes esteve na tribuna VIP do Estádio Stozice, em Ljubljana, acompanhando o segundo jogo desta fase de grupos do Europeu sub-21 (já tinha estado no Portugal-Croácia).

 


;

Notícias